X

Não deixe seu português enferrujar

Saber se comunicar é fundamental para qualquer carreira que você siga, seja de humanas ou exatas, afinal, de nada adianta saber a Fórmula de Bhaskara, se não souber expressar seus conhecimentos ou se escrever errado, não é?

Bom, mas a escola já acabou e você não precisa mais fazer uma redação por semana na aula de português, o que está deixando você enferrujado no português, certo? Para não sofrer mais, listamos algumas dicas para você exercitar e melhorar sua escrita diariamente, mesmo sem exatamente escrever com frequência.

  1. Leia muito. Desde o rótulo do xampu enquanto esfrega a cabeça no banho até o horóscopo na TV do metrô. Além de ajudar a aumentar o vocabulário, ler ajuda a memorizar exemplos de boas escritas e, consequentemente, desenvolver essa capacidade em você.
  2. Leia em voz alta aquilo que você escreveu. Seja um e-mail qualquer, um texto mais complexo ou um simples bilhete. Ler em voz alta permite que você entenda como o destinatário lerá sua mensagem e identifique a necessidade de alterar o texto para ditar o ritmo da leitura, o que pode fazer diferença na interpretação do leitor.
  3. Peça para outra pessoa ler o que você escreveu. Principalmente se for algo importante. Lembre-se que você sabe o que quer dizer, o leitor não. Se ele não entender o que você quis passar, sinal que você precisa reescrever o texto.
  4. Identifique seus principais erros e crie técnicas para lembrar deles. Se você escreve com mais frequência, tente encontrar os erros que você mais comete ou as coisas em que tem mais dúvida. Por exemplo, se você nunca sabe se o certo é “viagem” ou “viajem”, uma técnica para lembrar a diferença entre as duas palavras é conjugar os dois: eu viajo, você viaja; eu viago, ele viaga.
  5. E na dúvida, consulte um dicionário, seja para ortografia ou sinônimos.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar