X

5 ilusões de quem acaba de sair da faculdade

Houve um tempo em que possuir um diploma de graduação era “O” diferencial no mercado de trabalho. Nessa época, que nem faz assim tanto tempo, o profissional que tinha cursado uma universidade era especial, um imã para as melhores oportunidades. Bom, mas parece que esse tempo passou. Ainda mais com a crise, que obrigou muitos profissionais a aceitarem propostas de emprego inferiores às suas experiências.

Mas isso, nem todo recém-formado sabe. Por isso, elaboramos uma lista com 5 ilusões que todo graduando vive após terminar a faculdade. Confira!

1. Eu mereço um emprego melhor
Pode até ser que você mereça, mas o fato é que para chegar onde quer, é preciso muito mais que estudo, construir uma carreira leva anos de trabalho. Talvez seja preciso recuar um pouco para ver as coisas mais de longe e enxergar os melhores caminhos.

2. Vou entrar na empresa dos sonhos
Somente com um diploma de graduação? Vejamos novamente os pontos já falados e, bem, sejamos sinceros, não é? As exigências das grandes empresas, hoje, vão muito além do “Ensino Superior completo”. Atualize-se. Aproveite as férias e estude outro idioma. Enriqueça seu currículo!

3. Fazer uma pós-graduação é o melhor para não deixar minha mente parar
Uma pós-graduação para quem ainda não adentrou no mercado de trabalho e, talvez, não saiba em quais áreas atuar, pode ser um tiro no pé. Opte por extensões ou cursos livres, eles poderão lhe ajudar a escolher que caminho seguir.

4. Não verei mais aquele colega de sala chato
Não confie nisso. Dependendo da sua área, o mercado de trabalho não é tão grande assim e existem chances de vocês se encontrarem futuramente. Por isso, manter uma relação saudável para networking é sempre bom.

5. Eu achava que saberia o que quero para vida profissional
A essa altura você já deve saber que essa é a maior ilusão de todas. Saber qual caminho profissional tomar, quais áreas você tem mais afinidade ou aptidão. É normal se sentir confuso. Tá tudo bem. Nesse período de indecisões, você pode se dedicar a trabalhos voluntários ou trabalhos temporários fora da sua área de estudo.

Boa sorte e sucesso!

Que tal saber mais sobre carreira? Cadastre seu e-mail abaixo e receba a newsletter #NaLabuta.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar