X

8 de março: 8 frases que mulheres ouvem no trabalho

8 de março, Dia Internacional das Mulheres, apenas mais um dia no calendário em que as mulheres sofrem as opressões da sociedade patriarcal.

Mesmo na data comemorativa, quando as qualidades femininas deveriam ser exaltadas, ou, ao menos, o mínimo de respeito praticado, as atitudes machistas que depreciam as mulheres não cessam. Todos os dias, vemos gestos que caracterizam a desigualdade de gênero enraizada nas pessoas que, devido a naturalização deles desde a socialização na infância,  podem passar despercebidos.

Nas tarefas domésticas, nos relacionamentos, no trânsito, vida acadêmica e, como não poderia ser diferente, no ambiente profissional, as atitudes discriminatórias rolam soltas.

Reconheça o preconceito quando escutar:

1. “Legal que você conseguiu se estabelecer nessa profissão mesmo sendo mulher”
Como se existisse alguma habilidade que mulheres não capazes de desenvolver, homens e mulheres ficam surpresos quando uma profissional se sai bem nas atividades que, também por machismo, são tipicamente masculinas. E isso piora quando o comentário acompanha: “Parabéns por conseguir manter a feminilidade mesmo assim”.

2. “Deve estar saindo com o chefe”
Os comentários que atribuem a ascensão profissional de uma mulher a um favoritismo que ela tenha do chefe, automaticamente anulam a possibilidade dela ter alcançado bons resultados por capacidade própria.

3. “Deve estar de TPM”
Que, entre os sintomas da TPM, existe a alteração comportamental da mulher devido as movimentações hormonais, todos sabem. A problemática disso é que qualquer reação fora do costume – que é aceitável pois situações diferentes acontecem a todo momento – é taxada como uma atitude exagerada e louca, que provavelmente deve-se à TPM, já que “naqueles dias as mulheres ficam descontroladas”, e não à gravidade real do acontecimento que ela está enfrentando.

4. “Ela foi muito macho”
É comum ouvir assimilações de bons desempenhos femininos ao desempenho dos homens, já que é bem mais concebível alguém do sexo masculino ter bons resultados em algum trabalho.

5. “Tinha que ser mulher”
Na mesma linha de pensamento da frase anterior, claramente a sociedade entende que, por serem menos capacitadas, as mulheres são mais passíveis a erros do que os homens.

6. “Seu marido não liga de você trabalhar fora?”
Ninguém sai por aí perguntando aos homens se suas esposas se importam se eles trabalham fora de casa. Até porque, que macho vai tolerar mulher impondo regras? A mesma reflexão deve ser feita quando os papéis se invertem. O respeito à individualidade das pessoas deve existir independente do gênero, e cada um poder tomar suas decisões sem ter que se preocupar com as preferências que o cônjuge tem sobre a vida profissional do parceiro.

7. “Vai dar conta de conciliar seus filhos, casa e vida profissional?”
Filhos e casa não são responsabilidades exclusivamente femininas. É que – pasmem, devido o machismo – é natural atribuir as demandas domésticas às mulheres. Os homens, quando muito, apenas ajudam. Mas, claro que se alguém te dizer isso, e você não concordar, está sendo radical. Outro ponto é que, se você tem essas responsabilidades, já se preocupou e achou uma solução para isso antes de procurar por um trabalho.

8. “A gravidez vai atrapalhar seu crescimento na empresa”
Não deveria, mas vai. As empresas, por serem feitas por pessoas, rejeitam mulheres pelo fato de engravidarem. Dizem: “Ela não vai se dedicar igualmente à vida profissional.” e “Vai ficar recebendo o salário em casa sem trabalhar.”. São comentários que escancaram a discriminação que pode prejudicar sua carreira se acontecer a gestação.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar