X

A crise pode deixar você doente

As incertezas geradas pelas crises política e econômica no Brasil estão consumindo os trabalhadores. E todo o estresse gerado pelo medo de ficar desempregado ou de o salário atrasar tem impacto direto na sua saúde.

Sim. Nesses tempos de insatisfação generalizada, estão em alta as doenças digestivas, cardíacas e psíquicas.

Os problemas começam assim: Você fica nervoso ou preocupado e, como reação, seu organismo começa a produzir hormônios além da conta. Entre os hormônios que em excesso são verdadeiros venenos estão a adrenalina e o cortisol.

A cabeça dói, o estomago dói, as costas doem… Você fica irritado, perde o sono e começa a perder o controle das situações. Como um dominó, tudo começa a desmoronar quando a saúde vai mal.

Que tal saber mais sobre carreira? Cadastre seu e-mail abaixo e receba a newsletter #NaLabuta.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Antes que o pior aconteça, pare e respire!

Daí você pergunta: “Como posso atravessar toda essa crise sem ficar doente?”

A resposta não é das mais simples, mas pode ser resumida em uma recomendação: é preciso se fortalecer. E você precisa agir hoje. Agora!

Para isso, diversas medidas ajudarão muito.

Procure dormir melhor. Por mais difícil que seja, não leve suas preocupações com você para a cama. Corpo e mente descansados ficam mais saudáveis para enfrentar a crise.

Passe mais tempo com pessoas queridas. Estar perto de quem gostamos traz um bem-estar muito grande e nos fortalece diante dos desafios.

Emprego é importante, mas tenha um hobby. Você não é uma máquina e precisa, sim, de lazer. Pratique um esporte, leia, faça caminhadas ao ar livre. Faça alguma atividade que lhe agrade e se concentre no momento presente, aproveitando o agora.

Fique de olho na alimentação. Procure comer de forma mais saudável, evitando abusos. A alimentação influi e muito no seu humor e na qualidade do seu sono.

Pensar no amanhã é prudente, mas não torne isso uma obsessão. Faça o seu melhor hoje e viva um dia a cada vez. A preocupação mata. Continuar ansioso pode contribuir muito para você não estar aqui no futuro. Pare de se envenenar à toa. Um presente bem vivido é o primeiro passo para um futuro melhor.

Lembre-se: Você não está sozinho!

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar