X

A era dos chefes acabou!

Chegou a vez dos líderes entrar em ação. Bons rendimentos dependem de boa parceria. E quem nunca pensou em não ir trabalhar só para não ter que encarar o mau humor e prepotência do chefe? As atitudes do profissional que está à frente de uma equipe é fundamental para alcançar ou manter a produtividade e o alto desempenho de seus colaboradores. Por isso, nos dias atuais, as empresas buscam cada vez mais contratar líderes a chefes. A parceria no ambiente de trabalho é a regra número um para os negócios “levantar voo” e a equipe se sobressair.

O líder parceiro tem como objetivo identificar o ponto positivo de cada colaborador e aliar isso ao trabalho que está sendo desenvolvido na empresa. O segundo passo é manter um postura firme, mas sem prepotência, para o time ser eficiente e não perder o rumo. Ouvir é uma das principais qualidades para este novo líder. Muitos profissionais reclamam da falta de interesse do chefe por dicas que podem melhorar o entrosamento da equipe.

Os líderes não são os detentores de todo o conhecimento, então aceitar dicas e novas propostas para desenvolver o trabalho pode fazer com que quem está à frente da equipe consiga ainda mais respeito e admiração. Humildade sempre cai bem!

Que tal saber mais sobre carreira? Cadastre seu e-mail abaixo e receba a newsletter #NaLabuta.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Mas ser líder parceiro também significa impor limites. O “chefe amigo” é, acima de tudo, um profissional que foi escolhido para produzir bons resultados à empresa. Ter um bom relacionamento com seus colaboradores é essencial, entretanto, tudo deve ser feito de forma racional. Ninguém mais quer um chefe dos anos de 1950. Todos almejam um bom relacionamento com o líder, relação mais próxima para que o trabalho seja feito com melhor qualidade e troca de conhecimento. Porém, a postura de superior, no sentido hierárquico, ainda deve ser levada em consideração.

Uma pesquisa realizada pelo site Carrer Builder, realizada com 3.625 trabalhadores americanos de todas as faixas etárias, publicada em 2014, mostrou que apenas 34% dos entrevistados buscam por posições de liderança. Segundo o estudo, as pessoas consideram possibilidades menos tradicionais de encontrar novas formas de medir sucesso. O número é ainda maior entre os jovens.

Para muitos a ideia de ser líder ainda está associada à função do chefe mandão e pouco flexível. Para mudar essa concepção já preestabelecida, consultores de empresas e coachings têm identificado e assessorado futuros líderes para o mercado. Dentre os requisitos para comandar uma equipe nos dias de hoje estão autoconhecimento, inteligência emocional, perfil adaptador a qualquer situação, respeito e aprendizado com o conhecimento dos mais experientes, importância e voz às opiniões de seus funcionários e a forma de inspirar e estimular a equipe. Os especialistas ainda ressaltam que a produtividade está relacionada a decisões objetivas e, por isso, o líder deve contar com profissionais adequados em cada função para que o trabalho da equipe esteja alinhado e o objetivo seja cumprido: o de atingir bons resultados.

É possível sim ser um líder parceiro de seus funcionários, basta trabalhar alguns requisitos pessoais e colocá-los em prática com o grupo. Ninguém está acima de ninguém. O que temos são pessoas mais bem preparadas para guiar um grupo. Mas hoje em dia esses grupos devem ser liderados por pessoas parceiras, que reconhecem o valor do trabalho de cada um e a sua colaboração para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

O tempo em que ser chefe era ter uma cadeira grande e se manter atrás de uma mesa passou. Agora chegou a era dos novos líderes, aqueles que sabem dosar trabalho, parceria e até mesmo um chopinho no fim da tarde com produtividade, gestão eficiente e crescimento. Quem tem o perfil de líder corre para tentar uma vaga no mercado, pois bons parceiros nunca são demais!

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar