X

Acho que meu chefe tem um favorito, e não sou eu

É compreensível que um chefe tenha um funcionário que ele considere seu braço direito, principalmente quando ele realmente é competente para isso. Quando não, a amizade ou relação amorosa entre os dois pode colocá-los nessa posição e, nesse caso, é natural que seu senso de justiça apite e isso se converta em desmotivação e, consequentemente, queda de produtividade. Mas como saber se o favoritismo está realmente presente na sua equipe e como resolver isso?

Listamos os principais comportamentos que mostram que o seu chefe tem um favorito e como você pode contornar essa situação.

As novidades são passadas primeiramente a um colaborador
E o restante da equipe é informada somente depois do possível favorito.

As tarefas mais importante são concentradas numa só pessoa
Isso é sinal que o seu chefe confia mais nela do que nas outras, o que não é ruim, desde que ele dê aos outros integrantes da equipe a oportunidade de provarem sua competência e executarem um trabalho que também lhes dê reconhecimento.

Os erros recebem a famosa “vista grossa
Quando o funcionário favorito erra, o chefe não chama sua atenção, ou pelo menos não o faz na frente dos outros, como faz quando o erro vem de outros subordinados. Muitas das vezes, o chefe até justifica e conserta o erro do favorito, coisa que ele não faria com os outros.

E os acertos recebem mais elogios do que deveria
Não que um funcionário não mereça ser reconhecido, mas se o chefe faz isso com frequência e publicamente, enquanto nem mesmo agradece pelo trabalho dos outros, é de se incomodar mesmo.

O possível favorito tem privilégios que os outros não têm
Desde uma falta abonada até uma promoção com uma justificativa nada clara, o chefe não economiza esforços para tornar tudo mais fácil para o seu queridinho.

Se o favorito não é você, essa é a hora de ter uma conversa séria com seu chefe e expor sua insatisfação. Porém, antes de levar suas reclamações até ele, tenha em dia todas as suas entregas e certifique-se que você está dando o melhor de si, só assim você poderá cobrar mudança na postura do seu chefe, caso contrário, ele usará seu comportamento para justificar a escolha de outro para seu braço direito.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar