X

Além daquela fominha, o que levar do Masterchef?

Se pra quem só assiste o Masterchef já tá difícil controlar as emoções, imagina pra quem tá lá, com, literalmente, a mão na massa?
O reality culinário que torna cozinheiros amadores em profissionais mostra desafios que muitas pessoas enfrentam quando estão em busca de crescimento na carreira e, depois de tantos apuros – tanto dos participantes quanto dos espectadores -, é possível tirar alguns aprendizados para a carreira.

Vamos lá? 3, 2, 1.. Valendo!

Planejamento
Como no programa o vencedor de cada prova é aquele que apresenta o melhor prato, considerando as limitações de tempo e ingredientes, o planejamento é indispensável. É preciso pensar previamente no prato, em tudo o que precisa para executá-lo, quais as etapas de preparo, como fazer e como apresentar. E esse conceito deve ser levado para a sua vida profissional também. O planejamento no trabalho evita desperdício de tempo e de energia em tarefas, dispensa refações e potencializa a eficácia.

Relacionamento
A competição tem apenas um vencedor, mas para chegar lá é preciso se relacionar bem com outros participantes, trabalhar em equipe e liderar. No trabalho, assim como no programa, escolher um bom grupo, saber delegar e interagir com outras pessoas faz parte das competências necessárias para se sair bem.

Feedback
Faz parte do roteiro do programa aquelas broncas dos jurados na hora da avaliação, mas ainda assim, os competidores precisam lidar com isso. Lá e no mercado de trabalho, principalmente em fase de aprendizado, as críticas são muito presentes e duras. Mas também muito necessárias. Usar os feedbacks negativos como alavanca para melhorias pode te tornar mais forte.

Pressão
Supervisão rígida, prazos apertados, níveis altos de cobrança… deu dúvida se estamos falando do programa ou do mercado de trabalho? Dos dois. Em ambos é preciso lidar com a pressão e manter a qualidade apesar de tudo. Ter autocontrole e ser lógico faz qualquer um chegar mais longe.

Surpresa
No reality não é permitido ficar só no arroz com feijão. Para ganhar tem que fazer diferente, sair da zona de conforto e inovar. Na carreira também. As pessoas sempre esperam que você entregue no mínimo aquilo que foi pedido. Você é contratado para atender as expectativas. Logo, superando o que foi solicitado, você surpreende e ganha vantagem.

Agora, uma última dica sobre o conteúdo de hoje:
Mangia, che te fa bene!

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar