X

Ansiedade. Como ela atrapalha mais do que a crise

Domingo. Oito e meia da noite. Você, em algum lugar da sua casa ou de seu apartamento, já imagina que, no dia seguinte, segunda-feira, tudo voltará à rotina. Faça as contas e diga… Quantas vezes isso já aconteceu com você?

Não importa se você está trabalhando, ou se está procurando por uma oportunidade de trabalho, a ansiedade bate à sua porta e entra impiedosa, tirando a sua paz.

Chega! Basta!

É preciso acabar com isso de uma vez!

Entenda uma coisa… A ansiedade atrapalha você mais do que a crise!

Se você tem um trabalho, entenda que você não será demitido só porque os tempos são de crise. Ok! É preciso estar atento, sim, mas não vire um paranoico! Você precisa usar a sua energia para manter o foco, colaborar com a equipe e entregar o melhor que puder.

De acordo com estudo realizado por professores da Universidade de Toronto, no Canadá, e por professores da Universidade Politécnica de Hong Kong, além de afetar o bem-estar e a saúde dos profissionais, a ansiedade no ambiente de trabalho também afeta o desempenho profissional. Ou seja, além de ser péssima para as pessoas, ela é igualmente ruim para as empresas.

Durante entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília, a especialista em Autoconhecimento, Heloísa Capelas, explica os danos causados pela ansiedade. “Nós vivemos de expectativa e é muito bom. Agora, expectativa no limite de nos trazer mais dificuldade do que precisa já é ansiedade”, afirma Heloísa. Clique aqui para ouvir a entrevista completa.

Que tal saber mais sobre carreira? Cadastre seu e-mail abaixo e receba a newsletter #NaLabuta.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, entenda que a ansiedade pode e vai tirar você do eixo, sim.

Não importa o quão bom é o seu currículo. Não importa o quanto você seja competente. Se você não souber controlar a sua ansiedade, ela vai arruinar tudo.

A primeira coisa a fazer para acabar com a ansiedade é conhecer a si mesmo. Entenda quais são seus pontos fortes e, mais do que isso, quais são aqueles pontos que você precisa aprimorar. A partir disso, trace um plano de ação para melhorar aquilo é necessário e cumpra esse plano. De nada adianta a preocupação sem ação.

A segunda é ver as coisas exatamente como elas são. Pare de tentar interpretar e de tentar buscar significados que não existem. No ambiente de trabalho, nem tudo é uma conspiração contra você. Concentre a sua energia naquilo que você precisa entregar, mantenha o foco nisso. Deixe as intrigas de lado.

A terceira coisa é procurar descansar. De nada adianta ficar remoendo os problemas e as preocupações na hora de ir dormir. De nada adianta ficar sofrendo quando o domingo vai chegando ao fim. Estabeleça uma rotina saudável e descanse sem culpa quando for a hora do repouso.

Confie mais em você. Respeite-se mais! Com esses passos iniciais, você começará a afastar a ansiedade do seu dia a dia e aproveitará sua energia para realizar tudo aquilo que é capaz.

Clique aqui para ver mais dicas de como cuidar da saúde nesses tempos de crise. Para saber mais sobre como ter uma atitude positiva, clique aqui.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar