X

Carteira assinada é a melhor opção?

O Conjunto de Leis Trabalhistas completa 73 anos, mas com a dinâmica do mercado de trabalho as normas estão defasadas

Antes de ir para uma entrevista de emprego você logo pensa em carteira assinada, férias, 13º salário, descanso semanal e hora extra, não é? As leis que garantem todos esses direitos foram consolidadas há apenas 73 anos e, por isso, a forma de trabalhar com carteira assinada é conhecida como CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Não restam dúvidas de que essa foi a maior conquista dos trabalhadores, mas ainda há falhas e, apesar do pouco tempo, algumas leis já estão defasadas.

Nos últimos anos muitas empresas têm buscado formas diferentes de trabalho, tentando deixar o ambiente mais informal, aconchegante e leve. Mas ainda assim há muitos problemas a serem enfrentados. Na sua opinião, o que deve mudar na CLT? Quais os piores erros cometidos pelos empregadores?

Está gostando da leitura? Cadastre seu e-mail e receba mais conteúdo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Segundo uma pesquisa do IBGE, uma comparação entre 2003 e 2012 aponta um crescimento de 53,6% no número de profissionais com carteira assinada, passando de 7,3 milhões para 11,3 milhões de pessoas. Estar registrado é essencial para o cumprimento das leis e, futuramente, para a aposentadoria. No entanto, alguns empregadores ainda conseguem burlar algumas normas como, por exemplo, registrando o funcionário com um salário e pagando outro valor por fora.

A dinâmica do mercado de trabalho no Brasil mudou nos últimos anos e novas demandas de trabalhadores surgiram. A mudança impõe novos desafios e coloca em discussão as conquistas de antes. Qual a melhor saída, reformular o atual conjunto de leis ou esquecer a CLT e pensar em uma previdência privada e mais flexibilidade na hora de acertar um contrato profissional?

As relações no mercado de trabalho mudaram, não há como negar. Só falta a adequação das leis para que a comemoração da CLT seja justa e conivente com o momento atual.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar