X

Com que roupa eu vou… trabalhar?

Você sabe o que é dress code? Em sua tradução literal, significa código de vestimenta e pode ser adotado para determinada situação ou para uso em um ambiente específico, como por exemplo, o ambiente empresarial.

Seja para marcar hierarquia ou manter um padrão de imagem, é muito comum que as empresas definam qual tipo de roupa deve ser usada por seus funcionários. Algumas instituições até mesmo formulam seus manuais de dress code, onde explicam tim tim por tim tim o que é permitido e o que não é permitido dentro do local de trabalho. Além de garantir que não exista uma falta de padrão, muitas empresas normalmente recorrem ao dress code para evitar que aconteça um desacordo entre a cultura da empresa e a escolha de estilo do funcionário.

Por outro lado, hoje em dia já é comum que as empresas flexibilizem a forma como seus colaboradores se vestem, liberando o uso de roupas mais confortáveis, informais e, assim, incentivando todos a expressarem sua individualidade através de suas escolhas. Fora a vantagem do estímulo ao individualismo, a liberdade para escolher as peças também demonstra confiança nos funcionários e segurança de que eles farão escolhas com bom senso.

As empresas com código de vestimenta mais versátil também entendem que para conseguir realizar seu trabalho com disposição e qualidade, não é necessário vestir uma roupa específica que, para alguns, pode ser considerada desconfortável. Porém, mesmo em ambientes mais liberais, é preciso tomar alguns cuidados para não exagerar na informalidade e fazer escolhas que te permitam manter um bom marketing pessoal. Evite:

  • Decotes exagerados
  • Shorts muito acima do joelho
  • Transparências
  • Calças excessivamente justas – esse tipo de peça pode até mesmo prejudicar a sua circulação!
  • Camisetas de time – guarde essa escolha apenas para dias temáticos na empresa.

Além dessas dicas, é sempre válido evitar roupas desconfortáveis. Opte por peças que te deixem mais a vontade e confortável para trabalhar.

Outra dica que está ligada ao dress code, é sempre se lembrar de procurar empresas com as quais você se identifica. Antes de se candidatar a uma vaga, é importante conhecer a cultura da empresa e avaliar se você se encaixa ou não nos valores da instituição. Por exemplo, se você é uma pessoa mais metódica, provavelmente não terá dificuldades em seguir um código de vestimenta mais rigoroso, mas se você é uma pessoa mais descontraída, pode ser que se dê melhor em uma empresa mais flexível. Dessa forma, você vai ter mais chances de se adaptar ao seu ambiente de trabalho.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar