X

Como alcançar aquela tão desejada promoção!

Cansado da função que vem desempenhando há anos na mesma empresa? Almejar uma promoção não é desejo exclusivo da geração X (nascidos entre as décadas de 1960 a 1970) ou dos baby boomers (nascidos entre 1940 e 1960). Os jovens profissionais, nascidos em 1980, conhecidos como geração Y, também sonham em subir de cargo e crescer em uma mesma empresa, alcançando assim postos diferentes de trabalho.

De acordo com consultores de gestão e RH, todo profissional, independente de sua geração, quer ser promovido. No entanto, se a geração Y não consegue se destacar na empresa atual ela busca novas oportunidades em outras companhias. Já a geração X e os baby boomers insistem em se destacar no local de trabalho onde permanecem por anos.

A promoção não acontece do dia para a noite e aquela vaga deixada pelo seu colega de trabalho que saiu da empresa não é o suficiente para que seu chefe o promova. O profissional que sonha em subir de cargo precisa não apenas se dedicar à função atual, mas também conhecer todo o processo da empresa. O Na Labuta listou algumas dicas importantes para quem sonha com aquela promoção no trabalho.

  • Descubra quais são seus objetivos: o primeiro passo é saber onde você quer chegar para não ser promovido para o cargo errado. Definir os objetivos dentro da empresa deixa mais claro o caminho que deve seguir e evita a frustração depois da promoção.
  • Trabalhe para alcançar o que deseja: muito mais do que cumprir suas tarefas diárias, é necessário ser um profissional com iniciativa e ideias inovadoras, que contribuam com o crescimento e desenvolvimento da empresa. Estudar outras áreas é sempre um upgrade no currículo e uma demonstração de interesse em subir de cargo.
  • Converse com o chefe sobre seus planos: falar abertamente com seu chefe pode lhe deixar em evidência. Mas mais que palavras é necessário ações. Antes de pedir uma promoção, mostre a ele suas qualidades e como desenvolveria um bom trabalho.
  • Tenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho: ser comunicativo, prestativo e ter bom humor aumentam as chances de uma promoção. O relacionamento com os colegas é imprescindível para uma ascensão na carreira.
  • Conheça todos os processos da empresa: para subir de cargo é necessário conhecer a empresa como um todo, não apenas a função na qual trabalha. Quando o profissional está integrado com o restante da empresa é mais fácil ele identificar em qual área deseja trabalhar e como ele pode contribuir para as outras.

Em alguns casos a promoção pode ser uma armadilha se o profissional não atingir os resultados esperados pelo empregador. Então, antes de pedir uma promoção tenha certeza de que está preparado para assumir o novo posto e mostre-se seguro. A ascensão profissional deve estar aliada à maturidade do profissional em assumir novos riscos para a carreira.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar