X

Como ser feliz no que faço se o que faço me faz infeliz?

Infelicidade profissional é uma coisa que perturba muita gente. A obrigatoriedade do trabalho, o acordar cedo, não gostar do que faz, não ver perspectivas ou não gostar do chefe. São muitos os motivos que fazem com que um profissional sinta-se torturado todas as manhãs ao levantar da cama e sair para trabalhar.

Mas vamos focar em um: não gostar do que faz.

Vejamos, você não recebeu nenhuma herança milionária nem ganhou nas loterias, então você é o tipo de pessoa que trabalha porque precisa, certo? Trocar de emprego radicalmente não é uma opção, visto que começar uma carreira do zero pode acarretar em diminuição de renda, não é mesmo?

Para Ilaina Rabbat, cofundadora e diretora executiva do Amani Institute, abandonar o emprego que te faz infeliz sem planejamento não deve ser uma opção. Decidir o que você quer fazer é a primeira etapa de um momento de descoberta e transição.

  • Comece a procurar outras coisas que você gostaria de fazer. Descubra quais talentos você tem. Pelo que você é apaixonado? O que você ama fazer? Ao explorar alternativas, irá encontrar o que realmente te faz feliz.
  • Quando encontrar a profissão que te faz feliz, busque informações sobre ela. Converse com pessoas que trabalham no ramo, leia livros, pesquise e faça cursos nesta área. Uma nova graduação ou uma especialização podem fazer parte de qualquer momento da sua vida, seja logo após a primeira faculdade ou dez ou vinte anos depois.
  • Seja voluntário. O trabalho não-remunerado na área que você deseja seguir pode te mostrar, sem nenhuma máscara, como é a vida real, e, principalmente, se ela vale a pena.
  • Ao descobrir suas paixões, seus talentos, o que te faz feliz, transforme isso em hobbie. Se você não puder migrar de profissão agora, ao menos se sentirá realizado aqui.

Se você dedica muito tempo ao seu emprego e se ele te faz feliz, a sua vida também será. Existe uma relação íntima entre a satisfação no seu trabalho e a sua felicidade. Se você não gosta do seu emprego, você pode mudar isso. Você não estará sozinho. Cada vez mais pessoas estão mudando de carreira em todas as idades da vida. Existem redes, pessoas e organizações que podem te ajudar.

Para mudar de carreira, será preciso coragem, determinação e resiliência. Você vai precisar sair da sua zona de conforto e, talvez, continuar como está – infeliz – seja tentador, mas, arrisque pela sua felicidade!

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar