X

Dá pra ter dois empregos e uma vida além do trabalho?

Ter dois empregos é comum para profissionais que trabalham por escalas, como os profissionais da saúde, e os que trabalham 6 horas por dia, como os operadores de teleatendimento. E, legalmente falando, não há nenhuma proibição sobre ter mais de uma assinatura na carteira de trabalho.

Mas, se manter um emprego só já é difícil, dois então. E ainda tentar ter uma vida fora do trabalho. Haja tempo! Não pera…

A grande questão por trás de manter dois empregos é, justamente, o tempo. Como gerir um dia de 24h se, desse tempo, 12h são gastas trabalhando? Para quem mora em uma metrópole, coloque aí mais 4 horas por dia de locomoção entre os trabalhos e casa. Restam 8 horas. Para chegar em casa, tomar banho, talvez fazer um carinho nos cachorros, tomar um banho e pronto, restam 5 ou 6 horas para descanso. Mas e o lazer? E o estudo, se o duplo profissional precisar ou querer? E outras responsabilidades?

Um ponto de atenção ao tentar manter dois empregos é o intervalo entre um expediente e o outro. É preciso analisar se o tempo de saída do primeiro e o início do segundo são ideais, pois se forem muito próximos existe o risco de atrasos, já se for muito longo, será um tempo perdido, já que pode não ser suficiente para dedicar as horas ao descanso.  É preciso planejamento desse intervalo. Além de organizar de uma forma que ele possa ser usado somente para deslocamento ou para descanso, é preciso analisar trânsito, linhas de ônibus, conciliar o almoço ou fazer uma refeição entre as jornadas.

E se durante a semana o trabalho roubar todo o tempo desse profissional, o final de semana PRECISA ser o tempo dele repor as energias, seja descansando ou curtindo à sua maneira. Se existem planos para estudar e outras responsabilidades, que com certeza existem, esse é o tempo ideal também. É preciso lembrar que os dois empregos já consumirão muito do seu tempo, então, a melhor opção é remanejar as outras tarefas, o lazer e os estudos para o final de semana para que o profissional não tenha sua energia sugada e sua performance afetada em alguma de suas atividades.

Então, dá sim pra ter dois empregos e uma vida além do trabalho, desde que haja planejamento, organização e disposição. E lembre-se, sua sanidade e sua saúde não podem ser deixadas de lado!

 

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar