X

Desculpas esfarrapadas: será que colam?

Seja por desinteresse ou desmotivação, é comum que algumas pessoas queiram fugir dos compromissos profissionais e, para isso, usem desculpas esfarrapadas. Mas a dúvida é: será que colam?

Não, não colam. As mentiras são facilmente identificadas pelos gestores. Até mesmo por aqueles menos experientes. Acontece que é tudo muito manjado. Já ouviu dizer que gato escaldado tem medo de água fria? Pois é isso! Eles já sabem porque as desculpas esfarrapadas são sempre as mesmas, geralmente vêm em tom de lamentação e, claro, a linguagem não verbal entrega. Já deu pra ver que não rola, né?

Além de não colarem, as mentiras podem prejudicar – e muito – a relação entre o profissional e o gestor. Isso porque o sentimento de parceria nos objetivos, a confiança e canal de comunicação são comprometidos e, dificilmente, restabelecidos.

Ao identificar alguma situação incômoda no trabalho, como a desmotivação causada pela insatisfação, por exemplo, o ideal é que o profissional tente uma comunicação aberta com o gestor, levando a ele o que tem acontecido e causado esta sensação e, juntos, tentem resolver a situação. Construir uma conexão com a chefia é uma das chaves para ascensão de qualquer profissional, por isso, usar de artifícios como a mentira para faltar no trabalho ou justificar alguma pendência é um tiro no pé.

Tá na dúvida se suas desculpas, verdadeiras ou não, estão colando? Fique atento! Já que dizer que “minha avó morreu”, “não consegui dormir direito à noite” e “estou com dor cabeça/dente” pode não convencer muito, afinal, os mentirosos de plantão já usaram muito essas frases como desculpa para matar o dia de trabalho.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar