X

Dicas para se manter empregado e não morrer na tentativa!

A fórmula mágica não existe. Mas se antecipar ao mercado mantendo-se atualizado e antenado às tecnologias pode ajudar.                                                                       

 

Até alguns anos atrás, trabalhar na mesma empresa a vida toda e sair aposentado era o ideal de ser alguém bem sucedido profissionalmente, além de ser um sinônimo de estabilidade para toda a família. Porém hoje, a empregabilidade está tendo uma nova visão que vale a pena analisar para cumprir com aquele desejo de ser feliz fazendo o que você quer e ainda poder fazer outros planos na sua vida e deixar de lado o medo de ficar desempregado a qualquer momento.

Esse assunto te interessa? Receba mais conteúdo relacionado a carreira, basta cadastrar seu e-mail abaixo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Confira algumas dicas:

Não existe uma fórmula mágica para você ter completa certeza de que a crise no país não vai tocar você, mas existem sim alguns passos a seguir que podem representar a oportunidade para você se destacar na sua área e não apenas sentir que trabalha por um salário, mas por uma paixão:

      • Manter-se atualizado: Parece algo óbvio, mas nem todas as pessoas dedicam tempo a este assunto. Se você é um deles é hora de mudar o chip e dedicar ao menos uma hora diária a revisar revistas (sejam impressas ou digitais) da sua área, seguir nas redes sociais a pessoas influentes e por que não, usar a tecnologia a seu favor.
      • Use a tecnologia a seu favor: Não precisa ser um ‘geek’, apenas saber o que realmente precisa para se destacar entre milhares de pessoas ao seu redor. Procure por aplicativos informativos como Medium, Flipboard, Twitter, LinkedIn e jornais estrangeiros e baixe eles em seu smartphone ou tablet. Pouco a pouco irá cultivando o hábito de ler, assim que comece o dia, matérias atuais que podem dar a você uma luz sobre tendências de mercado, comportamento do consumidor, inovações, avanços na sua área e muito mais.
      • Faça cursos complementares a sua profissão: A oferta de cursos atualmente é muito ampla. Pensar interdisciplinarmente dará a você um novo olhar para analisar aspectos que antes passavam desapercebidos para voce ou até para seu chefe. Pode começar procurando na Internet cursos de curta duração online sobre uso de algumas ferramentas que você sinta que precisa reforçar, ou cursos de outras áreas. Então se voce trabalha com humanas, procure algo mais técnico que complemente sua atividade diária, por exemplo.
      • Participe de grupos e atividades fora do trabalho: Apenas no Facebook você pode procurar por grupos sobre um tema específico na sua cidade e começar a frequentar lugares onde façam pequenas palestras ou reuniões para fazer novos relacionamentos profissionais. Também existem aplicativos para isso, um exemplo é o Meetup, que funciona no mundo inteiro.

Hoje, as empresas procuram profissionais que além da experiência, consigam fazer várias coisas, pois assim elas podem reduzir custos contratando menos pessoas que façam mais, então entre na linha de saber mais e valorize seu esforço, inteligência e dedicação, que seguramente chegará sua recompensa.

Seguindo estas dicas você estará mais confiante no seu trabalho e poderá dar sugestões com razões e fundamentos. Vista a camisa e quando sentir que as coisas na sua empresa ou área estão saindo de controle seja por processos, ambiente ou atividades que levam muito tempo de se fazer, procure soluções e faça parte das pessoas que colaboram com atitudes proativas. Isso, com certeza dará a você destaque, e pode servir até para, em alguns anos, criar sua própria empresa cuidando de não cair nos mesmos erros.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar