X

Diferenças entre cursos de MBA e pós-graduação

Investir em educação sempre é uma das primeiras recomendações para quem deseja crescer profissionalmente. Mas, nesses tempos de crise e de falta de tempo, o que é melhor: investir em MBA ou em um curso de pós-graduação?

A resposta a essa pergunta não é simples. Em linhas gerais, ela dependerá de muitos fatores, como: sua área de atuação, seu tempo e os recursos disponíveis para os estudos e o rumo que você deseja dar à sua carreira.

Além disso, é preciso se lembrar de que não há fórmula mágica de sucesso. Cursos de MBA e de pós-graduação até ajudam, mas sozinhos não fazem milagres pelo seu currículo. “Se você está desempregado e decidiu fazer um curso porque acredita que isso aumentará a sua empregabilidade, tenha cuidado”, explica Carlos Felicíssimo, sócio do Group4. “A qualificação não necessariamente vai melhorar as suas chances e, se for mal escolhida, pode ser um mero desperdício de tempo e dinheiro.”

A partir daí, é necessário conhecer e entender as diferenças entre os cursos. “Todo MBA é uma pós, mas nem toda pós é um MBA”, explica Beatriz Balena, Pró-Reitora de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Segundo ela, cursos de pós-graduação são todos aqueles que vêm depois da graduação. Esses cursos são divididos em: stricto sensu e lato sensu.

Esse assunto te interessa? Receba mais conteúdo relacionado a carreira, basta cadastrar seu e-mail abaixo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Pós-graduação Stricto Sensu
Stricto Sensu é uma expressão latina que significa sentido restrito. Em termos práticos, significa que os cursos desse tipo são voltados para o aspecto acadêmico das áreas profissionais. Estão sob essa categoria os cursos de mestrados acadêmicos, doutorados e pós-doutorados. Além disso, eles formam professores, pesquisadores e acadêmicos. São cursos avaliados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Pós-graduação Lato Sensu

Essa categoria é mais conhecida como cursos de especialização. Ela reúne as demais modalidades de pós-graduação. Para ter reconhecimento, esses cursos devem seguir normas propostas pelo MEC. Os cursos de pós-graduação Lato Sensu desenvolvem profissionais ou os atualiza para o mercado de trabalho. O MBA (Master of Business Administration) também se encaixa na categoria Lato Sensu.

MBA
A sigla vem do inglês Master Business Administration, que em tradução livre significa Mestre em Negócios e Administração. Apesar do mestre presente no nome, no Brasil, o MBA não é um curso de mestrado. O MBA é um curso de especialização focado em mercado e negócios. Geralmente, ele é recomendado para gestores em fase de formação ou com a carreira já consolidada. Alguns cursos dessa categoria incluem módulos internacionais.

O Guia do Estudante preparou fichas detalhadas sobre cada um dos cursos. Para ver mais informações, basta clicar no nome do curso de seu interesse.

Curso de especialização
MBA
Mestrado
Doutorado

Independente de qual seja a sua escolha, lembre-se de que conhecimento nunca é demais.

Clique aqui e leia mais sobre como impulsionar a sua carreira profissional.

 

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar