X

Entrevista de emprego: A hora do show

O corpo definitivamente fala. Mesmo quando a gente não abre a boca, nosso corpo entrega nossas emoções e até mesmo nosso estado de espírito. Se isso acontece nas situações mais comuns do dia a dia, imagine só quando estamos ansiosos em momentos importantes, como, por exemplo, durante uma entrevista de emprego.

A seguir, listamos algumas expressões corporais que demonstram ansiedade e dicas de como amenizá-los.

Transpiração em excesso

Transpiração aparente é sempre sinal de que estamos nervosos. E é realmente difícil controlar essa expressão corporal. Se você está aguardando sua vez de ser entrevistado para um emprego e suas mãos estão suadas, peça um copo de água gelada e beba. Ela ajudará a baixar a sua temperatura corporal. Se for possível, vá ao toalete, lave e seque as mãos. Caso essa não seja uma opção viável, tenha cuidado ao tentar secar o suor das mãos na própria roupa. Dependendo da quantidade de suor e do tipo de tecido, pode acontecer de a área ficar levemente manchada com a umidade das mãos.

Gaguejar ou trocar as palavras

Outro sinal claro de nervosismo é gaguejar ou trocar as palavras durante a entrevista. Se isso acontecer, respire fundo antes de continuar a falar. O profissional de recrutamento sabe que você está ansioso e não o culpará por isso. Para contornar esse problema durante entrevistas futuras, você pode treinar previamente suas respostas para algumas das perguntas mais comuns.

Falar demais e muito rápido

Se isso acontecer com você durante uma entrevista, não entre em desespero. Respire fundo e diminua o ritmo. Procure falar da forma mais natural possível, prestando a atenção nas perguntas que são feitas e, principalmente, nas respostas.

Gesticular

Suas mãos não param quietas enquanto você fala? Em vez de tentar mantê-las paradas cruzando os braços, experimente colocá-las sobre suas pernas. Aliás, jamais cruze os braços durante uma entrevista de emprego. Braços cruzados revelam que você está em posição defensiva e se sentindo desconfortável. Faça o esforço de manter suas mãos repousadas sobre suas pernas o máximo que puder. Experimente exercitar esse posicionamento das mãos quando estiver conversando com alguém da sua família ou com um amigo.

Ficar com o rosto vermelho

Ficar com o rosto vermelho é comum e muito difícil de evitar quando estamos ansiosos. Para controlar essa situação durante uma entrevista de emprego, tente parar de imaginar o que o recrutador está pensando sobre você. Outra técnica é visualizar o seu corpo esfriando. Respire com calma. Aos poucos, seu rosto começará a ficar mais sereno e a vermelhidão vai sumir.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar