X

10 dicas pra você ficar tinindo pro Enem

Se você é um dos 6.731.300 candidatos inscritos para fazer as provas do ENEM nesse domingo, essas dicas são pra você. Sabemos que você já estudou e está com os assunto afinadinhos na ponta da língua (ou na ponta dos dedos), então, listamos 10 dicas que vão te ajudar a se preparar para o dia da prova e a se manter calmo durante as provas.

1- Faça algo que você gosta na véspera da prova

Seja sair com os amigos, com o namorado ou namorada, passar um tempo com os pais, passear ao ar livre ou curtir um cineminha: qualquer coisa pra se divertir e desestressar tá valendo! Mas vai com calma! Nada de ir pra balada ou passar a noite numa festa, prefira programas mais tranquilos, que ajudem a diminuir a sua ansiedade.

2- Durma bem para acordar bem

Nada melhor do que uma boa noite de sono pra acordar com o cérebro tinindo na manhã seguinte, né? Durma pelo menos 8 horas no dia anterior à prova e, de preferência, durma cedo. Fazer tudo na correria na manhã do dia da prova só irá aumentar o seu nervosismo!

3- Desconecte-se

É um fato que não é permitido usar celular durante a prova, mas também é fato que muita gente quebra essa regra e acaba gerando a própria desclassificação– e você não vai cair nessa, né? Além disso, evite usar o celular na noite anterior à prova: a luz dos smartphones pode causar insônia e diminuir a qualidade do seu sono!

4-  Conheça o lugar da prova

É muito importante que você conheça o endereço da instituição onde irá fazer a sua prova e se planeje para chegar com antecedência! A gente sabe que imprevistos acontecem, mas com planejamento dá pra chegar no horário. Afinal, ninguém quer virar meme esse ano, né?

5- Não se esqueça da caneta!

Todo mundo já está sabendo que a caneta precisa ser preta, certo? Mas você sabia que, além da tinta preta, a caneta precisa ser fabricada em material transparente? Canetas com tubo colorido, preto ou branco não são permitidas. E não vai deixar pra comprar de última hora: na porta do ENEM, a caneta pode custar até 4 vezes mais caro do que nas papelarias!

6- E do lanchinho

Se vamos ficar por volta de 5 horas fazendo um prova, não podemos esquecer de levar um lanche, certo? Mas tenha cuidado! Alimentos com muito açúcar como refrigerantes, balas e o famoso chocolate, podem baixar a sua concentração e lhe deixar com sono por conta do excesso de glicose. Prefira barrinhas de cereal de castanha, proteicas e frutas como maçã, pera, goiaba e morango.

7- Determine um tempo para fazer a redação

Todo ano a gente escuta a mesma coisa: “Faça a redação primeiro, ela é a parte mais importante da prova!” E é claro que a redação é importante! Mas não se esqueça de que ela não é a única coisa que você terá que fazer, por isso, reserve um tempo específico para a redação (por volta de 1 hora e meia), para que tenha tempo para se dedicar ao resto da prova.

8- Leia a pergunta antes de ler o texto

A gente sabe que o ENEM é uma prova longa e cheia de textos, certo? Então, vai aí uma dica: leia a questão antes de ler o texto. Respondendo a pergunta nessa ordem, quando for ler o texto, você já saberá pelo que deve procurar.

9- Foque primeiro naquilo que você é bom

Se você focar naquilo que é bom primeiro, vai perder menos tempo com questões que exigem mais de você e conseguirá responder mais rapidamente. Isso não significa que deva ignorar as questões que tem mais dificuldade, mas se responder aquelas que são mais fáceis primeiro, terá mais tempo para se dedicar para as que são mais difíceis depois.

10- Por último: relaxe

Afinal, domingo que vem tem mais e ficar ansioso não irá ajudar no seu desempenho! Então lembre-se de relaxar e descansar, ou seja, nada de ficar tentando estudar toda a matéria que não conseguiu durante o ano, em uma única semana.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar