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Meu chefe não me enxerga e agora?

Procurar fazer coisas fora da sua lista de tarefas diárias é uma forma de se sobressair. Vamos começar!

Para ganhar a atenção do chefe é preciso suar a camisa. A tão esperada ascensão profissional não cai do céu. Não há receita milagrosa para ser notado pelo seu superior, no entanto, algumas atitudes no dia a dia podem mudar a relação no ambiente de trabalho e garantir o tão sonhado feedback do chefe. Chegou a hora de se mexer e mostrar um trabalho oposto ao o que você tem desenvolvido.

A primeira lição é se deslocar para aparecer! Apenas se dedicar às tarefas diárias pode não ser o suficiente. Se apresentar para fazer trabalhos que pouca gente faz é uma jogada de mestre. Dar uma esticadinha no horário para que o chefe perceba o seu interesse pela empresa também é uma forma de se destacar. Não é necessário se tornar um workaholic, mas mostrar as suas habilidades ainda desconhecidas pode lhe garantir uns pontos extras.

Emitir opiniões durante reuniões ou até mesmo na sala do cafézinho também está na lista das coisas a serem feitas. De acordo com recrutadores, geralmente os chefes percebem mais os profissionais autoconfiantes, que não tem medo de expor a opinião sobre determinados assuntos. Mas lembre-se: tudo na medida certa, nada de exagerar nos comentários.

De acordo com uma pesquisa suíça, publicada em 2010 no jornal médico Occupational and Environmental Medicine, sete em cada dez pessoas acham que lidar com o chefe é a parte mais estressante do trabalho. Então, antes de tentar chamar a atenção do seu superior, é bom se sentir em uma postura confortável para não meter os pés pelas mãos e piorar ainda mais a sua imagem.

A determinação e proatividade deve ser aliada ao “não aceitar tudo o que chefe diz sem antes questionar”. O recado serve tanto para ações, erros de planejamento e de organizações, quanto para atitudes comportamentais e de trabalho consideradas grosseiras. Aceitar tudo o que o outro diz ou impõe mostra que o profissional não tem características de liderança e nem para enfrentar os desafios propostos pela empresa.

Por outro lado, a ansiedade em querer subir rapidamente de posto também atrapalha. Segundo coaches de carreiras, um dos principais erros da maioria dos jovens profissionais é querer aprender tudo de uma vez. Vale lembrar que tudo deve ser feito no seu tempo para que o resultado seja o melhor possível. A ansiedade deve ser administrada, o que demonstra maturidade profissional e pode atrair o olhar do chefe.

Mesmo se depois de todo o seu esforço o chefe não se mostrar interessado é sinal de que o problema pode ser ele. Neste caso, o mais indicado é convidá-lo para uma conversa e, como quem não quer nada, mostrar seu interesse em contribuir mais com a empresa, perguntando qual seria a melhor forma. Pontuar alguns pontos fortes de seu trabalho e o interesse por desenvolver outras coisas também é algo a ser feito. A iniciativa de um profissional é o que garante sua permanência na empresa e sua promoção. Então mexa-se para ser notado.

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