X

Meus pontos negativos? VIXI

Se nem numa conversa informal com os amigos mais próximos ou entre família é fácil falar dos próprios defeitos, imagina ter que falar pra um desconhecido que está te entrevistando? Assustador, não é? Mas calma lá! Não temos como te oferecer uma chazinho de camomila para acalmar, mas vamos tentar te ajudar a se safar dessa.

Como todos sabem, mandar bem na entrevista é crucial para conquistar um emprego, e por toda essa importância, quando chega o grande dia, é super normal bater o nervosismo. E é aí que a sua capacidade de controlar as emoções e agir racionalmente precisa surgir. Afinal, além de todo o interrogatório, você vai ter que falar dos seus defeitos, tarefa nada fácil para a maioria.

Só que o que acontece é que essa é uma pergunta superestimada. Claro que ela é importante durante a avaliação, mas o defeito que você apontar não será tão relevante quanto ao seu comportamento na hora de responder a esta pergunta. Quando o recrutador questiona quais seus pontos negativos, ele quer perceber a sua desenvoltura para lidar com assuntos delicados e sentir sinceridade nas suas palavras. Além disso, ele quer medir a sua perspicácia em relação aos feedbacks recebidos e se você traça planos de resolução de problemas. Por isso, sempre que você sinalizar um desses pontos, já emende o que você está fazendo para melhorar neste aspecto.

Mesmo sabendo disso tudo, mantendo a serenidade no olhar e firmeza na voz, ainda não sabe exatamente o que responder? Reflita sobre sua profissão e suas próprias característica. Quais dos seus defeitos não impactaria tanto as atividades que você vai ter que desenvolver? Fale este! Por exemplo, não é uma boa falar que você é tímido se você vai trabalhar em uma área comercial ou em algo que te coloque em contato com muita gente. Outro tiro no pé seria falar que precisa melhorar a organização se você está concorrendo a uma vaga na área financeira. Imagina esquecer de pagar os boletos porque ficaram perdidos na bagunça? Não dá, né! Treine sua resposta em casa e entenda se este ponto negativo pega mal ou não. Treinou? Então, partiu entrevista!

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar