X

Não contrato mães, mas não tenho preconceito, até tenho uma…

Recentemente repercutiu nas redes sociais um relato de uma profissional que presenciou uma discriminação escancarada em um processo seletivo. O motivo? A profissional discriminada era mãe.

De um lado, um empresário preocupado com possíveis horas de atraso e faltas por atestados. Do outro, uma profissional, mãe, que precisa de um emprego para manter-se e manter sua prole e que deseja continuar sua carreira, independente de sua vida pessoal. Segundo o diretor local da empresa, um dos três motivos pelos quais ele está com dificuldade de contratar uma profissional, é que “muitas têm filhos” e, claro, que ele esclarece que não é preconceituoso, até porque, não querer contratar uma mulher porque ela tem filhos é super ético, super dentro da lei (contém ironia). Lei essa que proíbe a discriminação para contratação profissional por motivo de situação familiar, além de,  também, considerar crime a exigência de exame, atestado ou qualquer procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez. Apesar disso, a realidade é outra.

Infelizmente, a tripla jornada não é a única dificuldade que as mulheres mães enfrentam ao tentar manter uma carreira profissional. O primeiro passo é conseguir entrar, ou retornar, ao mercado. Uma pesquisa da Catho revelou que 21% das mulheres levam mais de três anos para retornar ao trabalho após ter filho. A mesma situação para os homens ocorre em apenas 2% dos casos. Quantas mulheres que não foram contratadas por serem mães ou que foram demitidas após virarem mães você conhece? E quantos homens na mesma situação?

Os relatos de discriminação são infindáveis e nos leva à questão: até que ponto é aceitável uma empresa buscar um profissional produtivo e quando isso ultrapassa a linha da humanidade, ignorando que além de uma mãe, existe uma profissional tão competente, comprometida e responsável como qualquer outra?

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar