X

O dilema: ganhar dinheiro ou fazer o que gosta?

Seguramente em algum momento da sua vida você já passou por aquele dilema de decidir entre ganhar dinheiro ou fazer algo que gosta. Relaxa, vai passar! É normal e não será a primeira vez que você vai precisar tomar uma decisão tão importante.

Ao sair da escola chegam muitos pensamentos e inseguranças a nossa cabeça porque mesmo sabendo de antemão que chegaria ao fim a etapa do colégio e começaria uma nova, é difícil enfrentar essa realidade que traz consigo responsabilidades e decisões. Mas saiba uma coisa: A escolha sobre o que fazer da vida vai perseguir você por muitos anos, mesmo tendo um emprego estável, mesmo sendo bem sucedido, ou tendo um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, é assim mesmo! Ninguém escapa dos dilemas existenciais e escolhas difíceis da vida, então vamos analisar os prós e contras de cada opção para tentar chegar a uma conclusão, vamos lá?

Ganhar dinheiro: É o que todo mundo sonha, querendo ou não ninguém quer pedir dinheiro emprestado sua vida inteira ou se privar de algumas coisas por não ter dinheiro suficiente no banco. Aqui o “difícil” do assunto é quando você se vê obrigado a estudar uma carreira que não gosta ou não se visualiza em determinada profissão.

Que tal saber mais sobre carreira? Cadastre seu e-mail abaixo e receba a newsletter #NaLabuta.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Os pais ou até os mesmos professores da escola às vezes não orientam bem a quem está na dúvida e preferem que essa pessoa escolha algo “seguro”, algo que com certeza daria dinheiro para sobreviver. Carreiras que por vários anos são sinônimo de estabilidade econômica e status para as famílias, mas será que vale a pena trabalhar em algo que você não gosta ou que vai deixar você triste por não ter aproveitado melhor seu tempo? Será que há campo suficiente para você se destacar no mercado e não ser uma pessoa a mais dos milhões que trabalham só para receber o cheque de pagamento ao final do mês? Que tal alternar duas atividades para você se decidir. Por exemplo escolhendo uma atividade que gere lucro em pouco tempo, e não ocupe muito seu tempo, assim você pode estudar um curso rápido de algo que goste e quiçá depois integrar esse conhecimento com sua atividade e transformar isso na sua primeira empresa.

Também pode ganhar dinheiro estudando aquelas carreiras tradicionais mas depois se especializando em uma área pouco competida, isso com certeza fará você se sentir importante, inteligente, útil e tranquilo com sua vida econômica.

Fazer o que gosta: Na teoria é mais simples do que na realidade, às vezes nem sabemos o que gostamos. Passam os dias e a mente parece nem ter uma luz de guia para tomar uma decisão; arte, desenho, música, teatro, cozinha, crianças, viagens, fotografia, baile… o mais fácil é pensar em hobbies, depois decidir pelos que mais você curte e reconhecer se poderia tirar proveito disso de uma maneira genuína, com talento e disciplina, pois milagres não existem.

Procure grupos de pessoas que compartilham esses mesmos gostos que você e indague o que eles fazem, se dá para viver disso, se eles tem outras atividades que curtam…se em outras cidades tem escolas especializadas em alguma matéria e daria para você viajar e viver outra experiência.

Tome um tempo prudente para pensar se ainda se sente perdido,  não deixe passar muito tempo mas lembre disso: Vida só existe uma, então aproveite o tempo para aprender cada vez mais e busque sempre que possível a independência, isso dará a você maior seguridade.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar