X

O mercado escolhe você, mas você precisa escolher também

Você batalha, manda currículo, espera, manda mais currículos, é chamado para as etapas de um processo seletivo: teste de conhecimentos, entrevista com o RH e entrevista com o gestor da área. Você é aprovado e a posição é sua!

Até que você descobre que a tão sonhada oportunidade de trabalho não é bem do jeito que você imaginava. E agora, o que fazer? Aceitar? Recusar?

A situação do mercado de trabalho está difícil, é verdade. Todos temos boletos para pagar, mas, mesmo diante de tudo isso, o quanto vale a pena aceitar uma proposta de trabalho que não tem o seu perfil? Pense bem. Você terá de se levantar cedo todos os dias, vai pegar trânsito ou o transporte público lotado (ou os dois!) para ir e para voltar. Motivado ou não, você assumiu um compromisso e terá de honrá-lo. Como você se sentirá daqui uma semana? E daqui a três meses?

O mercado escolhe você, mas é importante você escolher também. É preciso avaliar com cuidado se a oportunidade lhe oferecerá as condições que necessárias para desempenhar bem as funções e responsabilidades que forem atribuídas a você. Aceitar um emprego simplesmente por aceitar ou por necessidade pode custar mais caro a você do que recusar a oferta e partir em busca de outra oportunidade.

“Ah, mas tenho o período de experiência para tentar me adaptar… Não posso tentar mesmo assim?” É claro que você pode tentar, desde que tenha sempre em mente que vai se esforçar para se adaptar e oferecer o seu melhor, sem deixar de entregar o que é sua responsabilidade só porque a oportunidade não é aquilo que você esperava.

Se, mesmo depois de dar o seu melhor no período de experiência, você chegar à conclusão de que a oportunidade não atende mesmo às suas expectativas, se você realmente deseja pedir demissão, avise a empresa com alguns dias de antecedência da data que deseja sair. E deixe tudo em ordem antes de ir. Tão importante quanto ter uma postura profissional na chegada e na sua permanência na empresa, é ter postura correta e profissional no momento do desligamento.

Lembre-se que, apesar dos pesares, você é livre e tem todo o direito de escolha.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar