X

O que você precisa fazer hoje para manter o foco na carreira

Há momentos na vida que o ânimo com nossa carreira profissional parece escorrer pelos dedos. E os motivos para que isso aconteça são os mais variados. É a situação econômica do País que nos preocupa. É a falta de tempo para fazer aquilo de que gostamos. É aquela sensação de preocupação com nosso emprego. A luz no fim do túnel vai ficando cada vez menor e acabamos por perder o foco.

Que atire a primeira caneta quem nunca se sentiu assim depois de um dia ou de uma semana de trabalho duro!

Tudo bem, tudo bem. Se sentir assim de vez em quando é mais do que normal. Entretanto, é preciso foco para não se entregar ao desânimo e ao desespero. Ah! E não pense você que esse tipo de angústia é algo típico dos profissionais brasileiros. Gente de todos os cantos do planeta sofre com o desânimo com a própria carreira.

Mas isso tem solução! E melhor: você pode transformar esse sentimento com atitudes simples e eficazes. O Mashable, site norte-americano de notícias sobre Internet, negócios, mídias sociais e entretenimento, perguntou aos seus leitores quais foram os melhores conselhos sobre carreira que eles já ouviram. Das centenas de respostas recebidas, a equipe do Mashable selecionou as sete melhores, para dar uma levantada na sua carreira. Vamos conhecê-las juntos:

1. “A única coisa entre você e o sucesso é você mesmo.” — Georges Chebli

Você se lembra daquela história do copo meio cheio e meio vazio? Pois é… Essa dica aqui é especial para aqueles que têm a tendência de sempre ver o copo meio vazio.

Não importa em qual ponto da sua carreira você está neste exato momento, sempre há uma razão pela qual alguém escolheu você para a função ou o cargo que você está agora. Lembre-se: alguém acreditou em você! Agora, acreditar em você mesmo e nas suas qualidades é com você! Assuma riscos calculados.

Quando você for participar de uma entrevista de trabalho, não seja tão econômico ao apresentar o que você é capaz de fazer. Candidate-se para aquelas oportunidades que você acredita que merece, seja consciente, mas nunca cauteloso em excesso. Tenha um amigo de confiança ou um mentor com quem possa conversar para verificar e equilibrar suas ambições.

2. “Nunca aceite que você não é capaz fazer algo.” — Rachael Summers

Aceitar que você não é capaz de fazer algo é o comportamento mais perigoso em termos profissionais. Se você participou de uma entrevista e não se sentiu tão bem, se teve uma reunião com um cliente que foi mais difícil do que o esperado, não coloque um ponto final onde muito bem caberia uma vírgula. Em outras palavras, não feche a porta para a questão só porque as coisas não saíram do jeito que você imaginava.

Todo mundo tem um dia no qual não está bem. É normal. Acontece.

Você não faz ideia das oportunidades que pode perder quando involuntariamente “fecha a porta” baseado em suas impressões pessoais. Você já ouviu o esse ditado? “Um capítulo ruim não significa o fim do livro.” Pois é… Amanhã é outro dia repleto de oportunidades. É preciso estar aberto para aproveitá-las!

 

3. “Escolha suas batalhas.” — Philip Johannessen

Você tem colegas de trabalho que sabem exatamente o que fazer ou dizer para deixá-lo aborrecido? Você tem um chefe que parece sorrir mais ou tripudiar justamente quando você não está no seu melhor dia? Pois bem… Por mais difícil e irritante que possa ser, é preciso virar as costas e se afastar. Vá tomar um ar, uma água, um café… Saia de perto deles.

Nestes momentos difíceis, lembre-se sempre do seguinte: “Algumas batalhas realmente não valem a pena!” Não desperdice seu tempo e a sua preciosa energia com pessoas que são inseguras sobre algo e escolheram jogar isso em você. Muitas vezes, o melhor é ficar quieto e deixar o seu sucesso falar por você.

4. “Não compare o seu capítulo 1 com o capítulo 30 de outra pessoa.” — Kent Ava

Todo mundo é culpado quando se compara com outra pessoa em qualquer área da vida. Roupas, carros, casas, apartamentos, namoros, não importa o assunto. Isso vale até mesmo para a carreira profissional!

Quando o assunto é a carreira e a evolução dela, é importante ficar na sua e reconhecer sua atual posição. Não existem duas trajetórias iguais para alcançar o mesmo nível de sucesso. Tudo bem você admirar alguém que está em uma posição que você gostaria de ter. Mas o problema é quando você começa a comparar bananas com laranjas. A conta não fecha! Ao fazer isso, você está prestando um enorme desserviço a você mesmo.

Cada um tem uma trajetória. Você precisa aprender a valorizar e a respeitar a sua!

5. “Persistência vence a resistência.” — Raoul van der Berg

Mantenha-se motivado. Se você julgar que é necessário, crie um mural com suas aspirações: fotos de locais para as férias, o apartamento ou o carro dos sonhos, etc. Se você vai ao trabalho de transporte público e se tiver oportunidade, aproveite o tempo para ler livros inspiradores.

Converse com amigos ou com mentores. Faça o que for preciso, mas mantenha o foco nos seus objetivos. Todos os profissionais precisam cruzar os vales antes de alcançar o topo da montanha! E lembre-se: com você isso não é diferente!

Quando as coisas ficarem difíceis, não se renda à pressão! Use os momentos de luta como uma oportunidade para aprender e crescer profissionalmente. Por mais que seja difícil, tente não reclamar. As reclamações desanimam o seu moral e o de seus colegas de equipe.

6. “Diversifique seu conjunto de habilidades.” — Stephanie Gentry

É muito bom quando você domina seu conjunto usual de habilidades, mas é melhor ainda quando você não fica estagnado. Continue a desenvolver a sua paixão por aprender. Se a empresa para a qual você trabalha oferece reembolso de cursos, aproveite! Vá aprender uma nova habilidade!

Se você procurando por uma nova oportunidade de trabalho, use a Internet a seu favor. Há cursos on-line gratuitos, seminários-web, vídeos e uma infinidade de textos úteis. Além disso, você pode pesquisar por instituições que oferecem cursos gratuitos e bolsas de estudo para incrementar sua qualificação profissional.

Caso a falta de tempo seja o seu problema, não se preocupe. Você não precisa partir do zero para uma nova graduação. Há cursos de especialização. Também há inúmeros cursos com horários alternativos.

O importante é diversificar seu conhecimento! Lembre-se sempre de que conhecimento nunca é demais e ele pode ajudar você a conquistar um emprego ou aquela promoção tão desejada.

7. “Descubra o que você mais gosta de fazer bem e arranje alguém que pague você por isso.” — Alex Los

Dinheiro. Sempre ele… Ok! Todo mundo precisa sobreviver. Entretanto, existe uma linha bem fina entre precisar de dinheiro e se tornar alguém obsessivo por ele.

Quando mais você gostar daquilo que você faz, mais rápido o sucesso alcançará você. Muitas vezes, isso não acontece na velocidade que você gostaria. Mas lembre-se: quanto mais você focar em se fortalecer e se tornar um líder na sua especialidade, será mais provável que o reconhecimento pelo seu trabalho aconteça.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar