X

Ouvir mais é garantia de sucesso!

Todo mundo conhece aquele ditado, que diz que Deus nos deu duas orelhas e uma boca para a gente ouvir mais e falar menos. E, por mais que pareça bronca de mãe, esse ensinamento é um grande aliado do profissional, sabia?

No ambiente corporativo, o saber ouvir é crucial para que o trabalho evolua sem ruídos ou problemas de entendimento. Ao pontuar o que lhe é falado, você evita instruções mal interpretadas ou parcialmente compreendidas, mensagens distorcidas à medida que passam de uma pessoa para outra e até desentendimentos entre os colegas de equipe. E quando tudo isso não é evitado e se torna recorrente, todo mundo já sabe o que acontece, né? Insatisfação profissional!

Seja você chefe ou funcionário, ouvir o que o outro tem a dizer faz toda a diferença para alcançar o sucesso. Claro que isso não significa que você não deva dar a sua opinião.

A comunicação é importante em qualquer relação e deve ser o pilar da mesma. A questão é, quando vemos as pessoas a conversar ou conversamos com alguém, será que estamos mesmo a comunicar ou estará a outra pessoa à espera da sua vez para falar? Isto leva-nos a pensar se estamos a conversar de forma eficiente e sobretudo se estamos a deixar as outras pessoas falar e dar também a sua opinião.

Está gostando da leitura? Cadastre seu e-mail e receba mais conteúdo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Ter tempo para falar irá também dar-lhe tempo para pensar e construir na sua cabeça aquilo que pretende comunicar à outra pessoa. Poderá também ouvir o que a outra pessoa está a dizer e ir construindo os seus argumentos. Ao ter tempo para pensar evita que também acabe por dizer algo que não tinha intenções de dizer.

Quando alguém estiver a falar vai ser mais fácil conseguir perceber o que a pessoa está a dizer e focar-se nisso. Oiça com atenção o que a outra pessoa estiver a dizer e a forma como esta fala. Poderá também facilmente observar os seus movimentos e tudo mais, que o(a) ajudarão a perceber melhor a conversa.

Se decidir ouvir mais as outras pessoas e também falar menos do que provavelmente poderá fazer, provavelmente só irá dizer aquilo que achar necessário e essencial. Porque perder tempo a falar de coisas que pura e simplesmente não interessam? É apenas um gasto de energia. Se quer que as pessoas percebam aquilo que quer transmitir deve ser sucinto e explicar bem os seus argumentos. Tente ser o mais claro possível, para não existir espaço para confusões.

Não há nada mais frustrante do que estar a falar para uma pessoa e essa nem nos ouvir. Ninguém gosta de falar para o ar. É sempre importante ver que as outras pessoas valorizam aquilo que dissemos e a nossa opinião, caso contrário não teremos vontade de falar ou partilhar as nossas ideias. Se as suas opiniões foram tidas em consideração provavelmente irá sentir-se muito melhor e terá mais vontade de participar. Você deve ser capaz de fazer as outras pessoas sentirem-se da mesma forma, respeitando as opiniões delas, ouvindo-as e valorizando aquilo que estas possam trazer de novo.

O importante, neste caso, é saber identificar a hora certa de falar. Pesquisar sobre o que é discutido, ponderar as opiniões dos colegas e, depois, construir uma boa argumentação, com embasamento, é crucial para melhorar as relações interpessoais com os colegas de trabalho e demonstrar que o conhecimento compartilhado pela equipe é importante para o sucesso profissional do time.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar