X

Papo com Consultor

Consultor da Catho orienta e dá dicas o mercado de trabalho para profissionais de engenharia e também sobre as profissões que têm os melhores salários.  Dúvida do estudante Bruno Ferreira.

Em primeiro lugar, legal o site, estou aproveitando muito. Acabei o colegial no ano passado, estou com 18 anos e neste ano estou fazendo cursinho. Sempre pensei em estudar matemática, porque gosto muito dessa matéria, mas tenho lido em muitos lugares que no Brasil existem muitas vagas para engenheiros.

Eu queria saber se engenharia é uma profissão de fato necessária e se vale a pena investir nela. Gosto de matemática, mas penso em ter uma carreira de futuro.  

Além de engenheiros, que outras áreas valem a pena? Queria saber mais sobre as profissões que terão melhores salários e mais vagas no mercado para o pessoal da minha idade.

Está gostando da leitura? Cadastre seu e-mail e receba mais conteúdo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

CONSULTOR RESPONDE:

Olá, Bruno! Como vai, tudo bem?

A escolha da profissão, de fato, não é uma decisão fácil, ainda mais com o bom leque de opções que as universidades e escolas técnicas têm oferecido.

Mas o primeiro passo você já deu, pois pelo que notei, você tem buscado informações das áreas que mais lhe interessam.  Que ótimo!

E para te ajudar nesta escolha, te convido a pensar sobre esses dados do mercado: A Engenharia é uma área de atuação tradicional e seguida por muitos profissionais.  Contudo, como em qualquer outra área, tem suas épocas de altos e baixos, pois em períodos de crescimento econômico há um aquecimento do setor, ocorrendo o oposto em períodos de recessão, como este que estamos passando.

Partindo deste contexto, não podemos ser muito enfáticos sobre o futuro dessa profissão, pois tudo indica que assim que a crise passar, a Engenharia retomará seu lugar de prestígio no mercado. Dessa forma, podemos fazer a seguinte ponderação, hoje os profissionais das diversas áreas de Engenharia estão passando por um momento difícil em suas carreiras, mas no futuro a melhora será quase certa.

Pensando nisso, que tal investir em uma nova área dentro da Engenharia, como a Engenharia de Inovação? Já ouviu falar? Esta graduação visa preparar Engenheiros para identificar, estruturar e solucionar demandas de inovação em qualquer área em que atue. Ou seja, conhecimentos que podem ser utilizados a partir de agora e serão ainda mais necessários no futuro.

Entretanto, caso prefira pensar em algo já em alta agora e que irá permanecer muito promissora é a de Tecnologia da Informação, pois com o avanço constante da tecnologia, a cada dia surgem mais oportunidades em diversos segmentos. E ela também exige uma boa capacidade matemática, especialmente lógica.

Outra vantagem dessa área é que a contratação é gerada, muitas vezes, antes mesmo da conclusão do ensino superior, além de trabalhar com salários competitivos desde as posições iniciais.

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Juliana Pereira, assessora de carreira da Catho.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar