X

Papo com Consultor

Consultor da Catho orienta e dá dicas sobre recolocação no mercado de trabalho.  Dúvida do assistente administrativo Anderson Silva.                      

 

Meu nome é Anderson Souza, estou buscando uma nova colocação no mercado, sou assistente administrativo. Meu último emprego foi em 2014, quando a empresa fez vários cortes e fui desligado.

De lá para cá participei de alguns processos, mas não fui chamado em nenhum. Estou estudando administração de empresas, no segundo ano, na Uninove, mas não sei se vou conseguir continuar pagando a mensalidade, porque tenho feito alguns trabalhos avulsos, mas o dinheiro vai ficando mais curto.

Tenho 24 anos, inglês intermediário e dois e anos de experiência em uma empresa do ramo alimentício. Lá, eu trabalhava com contas a pagar e receber, além de fazer apoio ao administrativo com assuntos do prédio, como manutenção.

Meu salário era de R$ 1.700,00 e não estou pedindo mais do que isso, mas mesmo assim está muito difícil de conseguir um novo emprego. Parece que as vagas estão todas fechadas e ninguém está contratando ninguém.

Queria ajuda de vocês para saber o que eu estou fazendo de errado, porque até tenho um pouco de experiência e estou me esforçando, mas não está dando certo. Eu queria muito que vocês pudessem me dar uma dica do que fazer para conseguir um novo emprego, assim, termino a faculdade e tenho chances de ir para a frente.

 

CONSULTOR RESPONDE:

Olá, Anderson! Como vai, tudo bem?

Por mais que o mercado de trabalho hoje não pareça muito motivador, ainda existem oportunidades, no entanto, é preciso dedicação e empenho, pois pode ser uma tarefa árdua.

Vamos às dicas!

O primeiro passo para buscar uma recolocação profissional é elaborar um currículo claro, objetivo e atrativo aos olhos dos selecionadores, afinal de contas o currículo é o seu cartão de visitas.

Como você relatou ter experiência com contas a pagar e receber e também com manutenção predial, além de rotinas administrativas, uma boa ideia é ampliar seu leque de oportunidades, elaborando um currículo para cada uma dessas áreas.

Esse assunto te interessa? Para receber mais conteúdo relacionado a carreira, basta cadastrar seu e-mail abaixo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Ou seja, se você criar e divulgar currículos focados na Área Administrativa, Área Financeira e Área de Compras/ Facilities, você aumenta suas chances de ser chamado para mais processos seletivos e de conquistar um novo emprego.

A dica de ouro para que isso dê certo, é que em cada currículo você crie um Resumo de Qualificações de acordo com o objetivo, explorando seus conhecimentos em cada área.

Como você ainda está desenvolvendo sua carreira, deixe o Objetivo Profissional como ‘Área Administrativa’ e assim por diante, pois quando dizemos ‘Área’ também aumentamos o range de cargos para os quais você pode se candidatar.

Ah, e nada de colocar pretensão salarial no currículo, assim você pode ampliar as chances de negociação. Só envie a pretensão se na descrição da vaga pedir, caso contrário deixe para discutir isso na entrevista.

Por fim, você menciona também dificuldades de passar nos processos seletivos. Então, aqui vão algumas dicas de como se preparar para a entrevista:

  1. Ao receber um convite para participar de um processo seletivo, o ideal é que pesquise o máximo de informações possíveis sobre a empresa e o cargo pretendido.
  2. Seja pontual, isso demonstra comprometimento.
  3. Na etapa presencial, tenha na ponta da língua os motivos que te levaram a ter interesse pela oportunidade.
  4. Cuide da apresentação pessoal. Prefira as roupas formais, pois será a primeira vez que você estará se apresentando profissionalmente para a empresa, é legal passar uma boa primeira impressão.
  5. Seja natural, afinal quanto mais natural for o discurso, mais credibilidade você transmite ao entrevistador.

Preparação, conhecimento e iniciativa são posturas que todo profissional deve ter, já que o mercado está preocupado em encontrar profissionais preparados, determinados, qualificados e que tragam os resultados desejados. Aposte em você e mantenha a confiança, mesmo frente às adversidades, assim você terá mais chances de sucesso!

 

Um abraço,

 

Juliana Pereira, assessora de carreira da Catho.

 

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar