X

Para mudar não basta só querer!

“Querer é poder”. Ouvi essa frase várias vezes, mas, onde estaria o manual que explica a mágica que o meu querer faz para realizar tudo que desejo?!

Não, a frase infelizmente não vem com o manual mágico. E daí entramos de peito aberto na vida como ela é, e, em meio a acertos e erros, vamos nos dando conta que querer não é poder. Eu mesma quis muitas coisas na minha vida profissional e digo que tudo que conquistei não foi só pelo meu querer apenas. Aliás, eu tive que lidar com o não querer de muitos. O não querer de alguns líderes em me dar uma promoção ou um novo desafio. O não querer de pessoas ao redor, que na verdade queriam ‘puxar o tapete’ e até puxaram. Pessoas da equipe que nem sempre queriam a mesma coisa que eu queria. Empresas que não me quiseram e não me aprovaram. Tudo isso a gente só aprende querendo, mas nem sempre podendo.

Agora a boa notícia é que podemos conquistar o que queremos através de aprendizados, disciplina, dedicação, persistência, superação e coragem. Esse é o cardápio básico, ok?! O menu completo seria extenso demais para escrever aqui.

Podemos desistir daquilo que queremos quando damos de cara com forças contrárias e até injustas na nossa trajetória. Dói! Sim, tive dias em que quis jogar a toalha e desistir do que acreditava, pois tentativas e decepções não faltaram. Mas, eu aprendi a seguir em frente e entendi que o querer é parte do meu poder, no entanto, ele vem no pacote com outros elementos, pois sozinho não faz mágica não.

E se eu pudesse mudar a famosa frase querer é poder, eu substituiria pela questão: “por que você quer?” Por que você quer mudar de área, de emprego, de carreira, fazer outra faculdade, estudar outro idioma, tirar um ano sabático, empreender? Por quê?! E se prepare, será uma jornada enriquecedora de descobertas, pois quando você descobre os seus verdadeiros porquês, aí, meu amigo, ninguém te segura!

Uma coisa eu garanto, você terá que arregaçar as mangas, retroceder às vezes, acertar os passos, errar, acertar, quase desistir, mas insistir muito também e colher os frutos desse novo caminho.

*
Artigo elaborado por Deborah ToschiCoach certificada pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Sócia-Diretora da CAPIO Desenvolvimento Humano, especializada em Coaching de Carreira, Vida e Mentoria.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar