X

Por que eu deveria procurar um estágio?

Mesmo quando a universidade não coloca o estágio como atividade obrigatória, fazê-lo é uma grande oportunidade do estudante colocar em prática toda a teoria que vem aprendendo em sala de aula. Mas se você ainda está em dúvida se deve ou não procurar um estágio, nós listamos 4 motivos para te convencer a entrar no mercado de trabalho por essa porta!

1. Horário de trabalho reduzido
Por lei, a jornada de atividade em estágio não deve ultrapassar:

  • 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional de educação de jovens e adultos.
  • 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.
  • 40 (quarenta) horas semanais, no caso do estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, desde que previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino (incisos I, II e § 1º do art. 10 da Lei 11.788/2008).

2. Sem descontos na folha de pagamento
Para os estágios não obrigatórios, as empresas são obrigadas a fornecerem bolsa-auxílio e vale-transporte. Mas o melhor de tudo é que o valor vem sem descontos de INSS e FGTS. E se você se ausentar algum dia, não é preciso apresentar justificativa para abono do dia, pois não há descontos por falta (mas claro que nem por isso você vai chutar o pau da barraca e faltar a Deus dará!).

3. Estudar durante o período de provas
Durante os períodos de provas escolares/acadêmicas, você tem direito a diminuição de 50% da sua carga horária diária, ou seja, pode sair na metade do expediente para estudar para prova. Porém, isso precisa estar previsto no Termo de Compromisso de Estágio e precisa ser acordado com o contratante.

4. Emprego quase garantido ao fim da facul
Muitas empresas têm como política efetivar o estagiário ao fim do contrato. Mas é claro que isso depende da performance dele, comprometimento, alinhamento com as políticas e valores da empresas…

Pronto para começar sua busca por um estágio? Que tal começar essa busca se inscrevendo gratuitamente no Programa de Estágio da Catho? Clique aqui para saber mais.

Boa sorte nessa fase, estamos torcendo por você! 😉

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar