X

“Quem vai cuidar do seu filho pra você trabalhar?”

Que mãe nunca ouviu essa pergunta numa entrevista de emprego, não é? É praxe no mercado de trabalho que as mulheres sejam questionadas se são mães e, após uma resposta positiva, vem uma avalanche de perguntas invasivas e que não dizem respeito à sua vida profissional: quem leva seu filho ao médico, se é casada, se o pai ajuda nos cuidados à criança. Algumas mulheres relatam, até mesmo, terem sido questionadas se desejam ser mães.

Parece absurdo? E é!

Segundo a Lei Nº 9.029, de 13 de abril de 1995, é considerado crime qualquer prática discriminatória na contratação de um funcionário, seja por motivo de gênero, cor, situação familiar, deficiência, entre outros. Também são considerados crimes a exigência de exame, atestado ou qualquer procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez.

E aí você poderá concluir que “talvez o currículo dela não fosse bom o suficiente para a vaga”.

Mas não é o que diz um estudo publicado na Harvard Business Review, que comprovou que as mulheres têm menos chances no mercado de trabalho devido à possibilidade de serem mães. Foram enviados dois currículos fictícios para 316 escritórios de direito em 14 cidades dos Estados Unidos. O resultado foi: os homens têm três vezes mais chances de serem recrutados do que as mulheres.

Os dois currículos dos personagens fictícios, Julia Cabot e James Cabot, eram muito parecidos. Mesmo assim, James foi convidado para os processos seletivos mais vezes que Julia. Acompanhando os processos, os pesquisadores notaram que as empresas participantes do estudo acreditavam que uma hora Julia precisaria abandonar o mercado de trabalho para se dedicar aos filhos, mesmo que ser mãe nem estivesse em seus planos ainda. É o que os especialistas chamaram de “penalidade da maternidade”. E se elas são penalizadas apenas pela possibilidade de seres mães, imagine JÁ sendo mães, não é?

E você? Já ouviu as “perguntas-filtro-de-mãe” num processo seletivo?

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar