X

Quer “filosofar” na vida profissional?

16 de agosto, Dia do Filósofo. Que tal aproveitar o dia para refletir com a ajuda desses gênios e, de quebra, comemorar a data?

Como os questionamentos e teorias sobre a vida propostos pelos filósofos podem ser muito úteis para aqueles que buscam soluções para os problemas ou se inspirar, seja pessoalmente ou profissionalmente, vamos dar o ponta-pé inicial nesse “processo filosófico”. Vem com a gente?

“Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” – Aristóteles

A frase pode – e deve – ser adaptada para a vida profissional. É muito importante entender que a excelência nas entregas e habilidades só será alcançada com o tempo. Essa percepção favorece seu empenho em praticar as atividades e evita frustrações precipitadas por não ter conseguido determinado resultado ainda.

“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.” – Francis Bacon

É claro que é preciso aproveitar aquilo que chamamos de “lugar certo, na hora certa”, mas não se pode viver aguardando esse momento que não se sabe quando virá. Ser proativo consigo é a melhor coisa a se fazer na vida profissional. Construa relacionamentos com possíveis parceiros profissionais, seja criativo e ousado e, assim, CRIE oportunidades.

“Não se pode criar experiência. é preciso passar por ela.” – Albert Camus

Para solucionar problemas, você pode até contar com conhecimentos técnicos que adquiriu ou que compartilharam contigo ao longo do tempo, mas, em situações de grandes desafios, as experiências são fundamentais. Por isso, foque sempre em tirar o máximo de aprendizado das suas vivências.

“Onde quer que vá, vá com o coração.” – Confúcio

Trabalhar é estar a serviço dos outros e de si. Qual a melhor maneira de servir a si mesmo, senão trabalhar com o coração? Unir talento e paixão no trabalho é garantia de bons resultados, excelência e satisfação.

“O inimigo mais poderoso que você irá encontrar será você mesmo.” – Friedrich Nietzsche

Já ouviu falar em autossabotagem? E de procrastinação? São muitas as atitudes que tomamos, consciente e inconscientemente, que podem prejudicar a nossa evolução profissional. Já parou para pensar a razão de não ter chegado ainda onde queria estar? A culpa é de quem, afinal? Não somos capazes de controlar o mundo ao nosso redor, mas somos capazes de direcionar nossos passos, caminhos e controlar atitudes e comportamentos.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

 

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar