X

Quer ter sucesso? Coloque sua saúde em primeiro lugar

Recentemente, dissemos aqui que o maior patrimônio de um profissional é sua reputação. Ela conta, sim, para uma carreira de sucesso. Mas, ninguém irá muito longe sem saúde.

Você se lembra do pensamento abaixo?

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E, por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem-se do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.”

Segundo o site Pensador, esse trecho, muitas vezes atribuído ao Dalai Lama, na verdade é de Jim Brown.

Pois bem… É isso que muita gente faz com a própria saúde. Sedentarismo. Alimentação inadequada. Falta de repouso. Viver sempre com pressa. Tudo isso sem parar para perceber os sinais que o corpo dá. O resultado? Gastrite, pressão arterial elevada, sobrepeso, dores nas mais variadas partes do corpo, etc.

Uma das ameaças à saúde do trabalhador é o estresse. Estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que o estresse relacionado ao trabalho afeta pessoas de todas as profissões, da mesma forma, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento.

Esse assunto te interessa? Receba mais conteúdo relacionado a carreira, basta cadastrar seu e-mail abaixo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

“Os altos níveis de desemprego, em particular na ausência de medidas adequadas de proteção social, também podem ter consequências indesejáveis para a saúde mental dos trabalhadores”, afirma Guy Ryder, diretor-geral da OIT.

Como se livrar de toda essa combinação explosiva para a sua saúde e viver melhor? A resposta parece clichê, mas não pode ser mais verdadeira: é preciso dar o primeiro passo. A jornada por uma saúde melhor começa com atitudes simples, como fazer atividades físicas (vale caminhar, por exemplo), ter um tempo reservado para o repouso e prestar a atenção naquilo que compõe suas refeições. Procurar meios de lidar e reduzir o estresse também é essencial.

“A pessoa precisa estar bem para executar o que quer. Por isso, é preciso reavaliar hábitos, principalmente em relação à comida, ao cigarro e à bebida”, recomenda Rodrigo Leite, psiquiatra, psicoterapeuta e coordenador do ambulatório geral do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).

Além da reavaliação de hábitos, é importante realizar exames médicos de rotina. Por meio deles, problemas de saúde podem ser identificados e tratados precocemente. Essa recomendação é válida tanto para mulheres quanto para homens, não importa a idade e a profissão.

Invista mais em você, cuidando melhor da sua saúde. A boa saúde é sua maior aliada em todos os desafios da vida!

 

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar