X

Quero que meu líder seja motivador. E agora?

A revista Exame publicou uma pesquisa, no primeiro semestre de 2013, sobre carreira realizada com mais de 2000 lideres brasileiros, sendo que uma das perguntas era:  Você deseja seguir carreira na empresa atual nos próximos dois anos? Nada menos que 39% disseram que não e a questão principal não era salário. O motivo mais assinalado foi a “falta de coerência entre o discurso de valor da empresa e a prática”. O Segundo motivo mais assinalado foi “não ter um líder inspirador”.

Será que a melhor forma de resolver essa “questão” é mudar de empresa, de setor ou de área? É muito comum encontrar no mercado de trabalho líderes que não sabem ou não têm motivação para inspirar equipes para atingirem resultados.  

Esse assunto te interessa? Para receber mais conteúdo relacionado a carreira, basta cadastrar seu e-mail abaixo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Mas o que significa inspirar? Significa despertar em alguém ou em si mesmo a vontade de criar ou realizar algo. As pessoas se inspiram naquilo que as atrai, que desperta admiração. Humoristas, por exemplo, costumam inspirar-se no dia a dia da população para criar histórias e personagens engraçados. Adolescentes se inspiram em seus ídolos e passam a copiar o cabelo, o modo de vestir e os gestos. Por isso, pode-se dizer que a inspiração influencia o comportamento dos indivíduos. Por sua vez, influenciar significa ter peso sobre as decisões de alguém ou sobre as fases de um processo.

Por isso, para motivar um líder é preciso antes de tudo gostar do que faz para influenciar o seu comportamento, de maneira que possa ter dentro de si a vontade de buscar soluções que possam alavancar os processos de sua equipe. A partir daí  observar seu líder e identificar os fatores que aumentam seu entusiasmo em relação às coisas, para então apresentar suas soluções e motivar não só o líder mas toda a equipe.

A partir dessa análise é possível adotar estratégias para influenciar o comportamento de toda a equipe. Em uma organização, manter os colaboradores motivados é um grande desafio e também uma necessidade. Afinal, é preciso alcançar melhores resultados constantemente para conservar a competitividade e os lucros.

 

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar