X

Responda rápido: Quais seus principais defeitos e qualidades?

Imagine que você está de frente para o recrutador do RH da empresa.A entrevista corre muito bem, nada saiu do controle e você está indo bem. Quando você menos espera lá vem aquela pergunta de novo: “Quais seus principais defeitos e qualidades? ” Então a mão começa a suar frio, as pupilas dos olhos dilatam e o coração acelera.

Nesse momento, o risco de dizer demais ou de menos pode acabar com seu bom desempenho.

Para você não ser pego de surpresa, que tal se preparar antes para essa e outras perguntas difíceis? O primeiro passo é pensar que suas ‘qualidades’ são seus pontos fortes e os ‘defeitos’ são pontos passíveis de desenvolvimento. Ainda em casa, faça uma lista com todos os seus defeitos e qualidades, ou melhor, com seus pontos fortes e pontos a desenvolver.

Nos pontos fortes liste todas suas características positivas, não tenha medo de parecer “metido”, apenas liste com sinceridade. E pense em situações práticas de como essas características ficam claras.

Por exemplo, não diga apenas “sou exigente”, diga “Sempre reviso minhas tarefas, no último projeto que desenvolvi todos elogiaram o cuidado e correção dos meus relatórios”.

Uma resposta completa que inclui o ponto forte e um momento para ilustrar e falar mais sobre você.

Agora, pense nos pontos que você precisa desenvolver. A verdade é que ninguém é perfeito nem ninguém espera isso de você.

Esse assunto te interessa? Receba mais conteúdo relacionado a carreira, basta cadastrar seu e-mail abaixo.

A melhor forma de se sair bem nessa resposta é explicar o que você tem feito para melhorar seus defeitos.

Em vez de dizer que é impaciente, diga que “pratica ou procura atividades que tem ajudado muito você a monitorar e controlar a sua impaciência.

Cite as atividades, corrida, yoga, o que quer que seja.

Perceba como é possível se colocar melhor sem ser superficial e ainda demonstrar maturidade e autoconhecimento.

Vale lembrar que, às vezes, ser sincero demais também pode atrapalhar, por isso, alguns defeitos você não deve citar nunca em uma entrevista: Estou sempre atrasado, não gosto que me digam o que tenho de fazer, sou estressado e perco o controle fácil, eu sou teimoso e não deixo passar nada, sou inflexível.

A gente não cansa de reforçar: teste suas respostas e sua expressão na frente do espelho.

Peça a alguém para entrevistar você.

Quanto mais você treinar e praticar suas respostas, mais seguro e mais tranquilo você estará na hora de uma entrevista de verdade.

Esse treino ajuda você também a falar mais pausadamente, com calma. Uma boa dica é gravar você respondendo as perguntas. Escute suas respostas, reflita sobre elas e veja se a sua escolha de palavras é a melhor.

Agora na próxima entrevista, arrase nas respostas e deixe sua melhor imagem como pessoa e principalmente como profissional!

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar