X

Sem carro por um dia? Você sobrevive!

É comemorado no dia 22 de setembro, em diversas cidades do mundo, o Dia Mundial Sem Carro, uma data que tem como intuito trazer a reflexão acerca do uso excessivo de automóveis e estimular as pessoas a reverem a dependência que têm de seus carros e motos.

E você deve estar se perguntando qual o problema em ir de carro e que diferença faz um dia sem usá-lo… Bom, problema nenhum, se São Paulo, por exemplo, não tivesse quase 6 milhões de automóveis nas ruas disputando espaço e emitindo gases poluentes, o que resulta no caótico trânsito da cidade. Caos que pode ser justificado pelo fato de que, entre os anos 1970 e meados da década de 2000, o número de veículos variou 400%, enquanto a infraestrutura viária (ruas, avenidas, viadutos, pontes) aumentou somente 21%, segundo o CET. Quer dizer, o número de automóveis cresceu muito mais do que a estrutura e o espaço físico para eles.

Mas voltando a importância e significância de apenas um dia sem carro: fazer as pessoas enxergarem outras possibilidades. Então, se você quer aderir…

… vá de transporte público.

Para contribuir para o meio-ambiente, lembre-se que uma única viagem de ônibus, por exemplo, transporta dezenas de pessoas e polui muito menos do que diversos carros nas ruas. Na hora do rush, metrô e trem são boas alternativas para chegar mais rápido ao destino. Além de ser mais econômico pro bolso.

Ou, vá de bike ou caminhando.

Afinal, nenhuma das duas alternativas emitem poluição, não comprometem o trânsito, botam o corpo em movimento, queimam calorias, melhoram o humor e ainda te permitem tomar um solzinho pra aumentar a produção de vitamina D.

Mas se não tiver jeito, que tal uma carona solidária?

O conceito é simples: aproveitar toda a capacidade de utilização de um veículo. Então, ao invés de 5 carros com 1 pessoa dentro circulando nas ruas, teremos 1 carro com 5 pessoas. Assim, a gente poupa o meio-ambiente e ainda faz um social com a galera.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar