X

Sim, é possível sobreviver trabalhando sob pressão!

Esta é uma pergunta que muitos selecionadores fazem durante os processos seletivos atuais. Isto ocorre porque hoje as ferramentas de comunicação se tornaram mais velozes que a capacidade de ação das pessoas.
Antigamente era correio, fax, e mesmo quando já tínhamos email, o sujeito só abria a caixa de entrada em horas especificas do dia. Hoje não, com os smartphones e net books da vida o individuo resolve meia dúzia de informações enquanto mastiga um pedaço de batata no almoço.
Ser produtivo hoje significa gerenciar uma quantidade enorme de informações e tomar atitudes em tempo real sobre muitos acontecimentos. Veja que na verdade, quando te perguntam se você consegue trabalhar sobre pressão , o que estão te perguntando é: “Você e capaz de trabalhar de maneira muito organizada e veloz sem perder a cabeça e comprometer a qualidade?”

Que tal saber mais sobre carreira? Cadastre seu e-mail abaixo e receba a newsletter #NaLabuta.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

E assim como cada pessoa possui personalidades diferentes, trabalhar com o caldeirão fervendo pode ser, para uns, um incentivo. Profissionais com este perfil acham a pressão do trabalho é estimuladora e acreditam que ela funciona como um meio para não perder o foco diante de tantas distrações a que são expostos diariamente.

Por outro lado, também existem profissionais que quando simplesmente ouvem o seu nome ser citado, já entram em pânico, ou que se sentem ameaçados por aquela pilha de relatórios que mais parece o monte Everest prestes a ser escalado.

Em ambos os casos, a pressão do dia a dia pode, e deve ser encarada como uma oportunidade de desenvolver habilidades importantes para o crescimento pessoal e profissional, afinal, como já diz o velho ditado, depois da tempestade, sempre vem a bonança.

Além disso, quando uma pessoa é pressionada, ela se mostra realmente, sem máscaras ou disfarces, revelando suas principais capacidades sem o teatro diário que se apresenta nos palcos dos ambientes corporativos.

É claro que, assim como tudo nesta vida, os excessos podem prejudicar o desempenho profissional de uma pessoa. Porém, com algumas pequenas dicas, é possível tirar a pressão do dia a dia de letra!

– Tenha calma: pessoas que não se sentem à vontade trabalhando sob pressão tendem a entrar em pânico quando são cobradas. Pois esta atitude não irá ajudar em nada! Neste caso, o primeiro passo é entender que o ambiente corporativo é igual a uma panela de pressão: todos estão sofrendo a mesma coisa. Portanto, manter a calma e avaliar a situação é crucial para conseguir finalizar todas as pendências sem estresse.

– Seja organizado: organização é o grande segredo do sucesso. Quando o profissional consegue elencar as prioridades e entender a urgência de cada tarefa, as cobranças tendem a diminuir e, consequentemente, o funcionário poderá desenvolver suas atividades com mais tranquilidade.

– Faça um cronograma: Com metas e prazos definidos, monte um cronograma. Para conseguir gerenciar uma avalanche de informações, cumprir prazos e bater metas, a regra de ouro é a organização. Com planejamento a pessoa consegue se tornar mais produtiva e atingir as metas.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar