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Só mais 5 minutinhos…

O desafio de sair da cama pela manhã domina boa tarde dos trabalhadores. Mas como driblar essa preguiça matinal e se jogar nos desafios da vida e do trabalho?

Há quem diga que funciona melhor pela manhã, já outras pessoas preferem começar o dia depois de um determinado horário. Mas a verdade é que a preguiça e o sono é comum a todos e neste caso, aquela vontade de ficar mais 5 minutinhos na cama parece ser uma opção tentadora. E aí que mora o problema!

Como se motivar para mudar os hábitos e fazer com que o trabalho renda e a sua energia não seja sugada em pouco tempo, mesmo tendo dormido algumas horas a mais?

Cerca de dois anos atrás, o jornal inglês The Guardiam entrevistou CEOs de alguns dos principais grupos empresariais do mundo como Tim Armstrong, da AOL, Jayne-Anne Gadhia, da Virgin Money, Hans Vestberg, da Ericsson, e Karen Blackett, da MediaCom UK, e descobriu um padrão comum a todos eles: todos acordam muito cedo, entre 5 e 6 da manhã. E o mais importante: acordam sem ficar enrolando na cama. Sem reclamar. Sem despertador. Deu o horário, pulam da cama, cheios de energia e motivação por começar mais um dia de atividades.

Mas então vem a pergunta: Como? Mas o “acordar cedo” pode ser traduzido por “aproveitar bem as horas disponíveis”, ou realizar o “gerenciamento eficaz do tempo”. Não é uma simples questão de ter mais horas disponíveis para realizar as tarefas que precisam ser feitas, mas antes de tudo é uma questão de auto disciplina e organização: os executivos entrevistados na reportagem apresentam vidas altamente estruturadas, pois, da mesma forma que há horário certo para acordar, há também horários certos para ir ao trabalho, voltar do trabalho, tomar café e realizar atividades no final de semana.

A verdade é que acordar cedo implica também na necessidade de dormir cedo, para ter um sono revigorante e que produza o necessário descanso para o organismo. Ou seja, de 7 a 8 horas diárias de sono.
Porém, não é isso que se percebe em alguns dos entrevistados na reportagem. Alguns deles afirmaram dormir apenas de 5 a 6 horas por noite, o que, a longo prazo, pode trazer consequências bastante prejudiciais ao organismo e à saúde como um todo.

Portanto, acordar bastante cedo, antes mesmo de o sol nascer, ou seja, de madrugada, só produzirá consequências positivas e sustentáveis a longo prazo, se vier acompanhado de sua “contra-parte”: dormir igualmente cedo, de modo que você consiga dormir entre 7 a 8 horas todos os dias, no mínimo.

O Vídeo abaixo é uma animação que mostra um trabalhador e sua saga para sair da cama. O desespero de saber que o despertador vai tocar a qualquer momento o deixa tão preocupado que chega a sonhar que já está na rotina, mesmo antes de levantar.
Assista aqui! 

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