X

Sucesso de bilheteria, espetáculo de desigualdade

Não é a primeira vez que o Nalabuta toca neste assunto. E, infelizmente, é muito provável que não seja a última. Porque a disparidade salarial entre homem e mulher é cultural, e nem mesmo uma super-heroína das telonas conseguiu derrotá-la.

Segundo boatos que saíram na imprensa, a atriz Gal Gadot, protagonista de ‘Mulher Maravilha’, o novo filme da DC Comics, recebeu 300 mil dólares pelo papel, o que equivale a apenas 2% do salário do astro de ‘O Homem de Aço’, Henry Cavill, que teria recebido 14 milhões de dólares pelo filme.

Ironicamente, ‘Mulher Maravilha’ aborda desigualdade de gênero, empoderamento feminino e está sendo um sucesso. Em apenas três semanas em cartaz, o filme já superou os 500 milhões de bilheteria pelo mundo, por alguns foi aclamado como a melhor produção de heróis da DC Comics e uma das melhores adaptações das histórias em quadrinhos para o cinema.

Essa notícia levanta a bola para o desnível salarial e para as injustiças que as mulheres passam. Se está difícil para a Mulher Maravilha, imagina para quem não está no cinema, para quem não tem os holofotes Hollywoodianos, para quem não percebe a exploração que sofre, para quem desacredita na distinção dos gêneros…

Os casos que reforçam a desvalorização da mulher no mercado de trabalho são muitos. Envolvem desequilíbrio de salário, falta de oportunidades, discriminação, assédio moral e sexual. E em cada um desses abusos, um número infinito de histórias que se você não enfrentou, tem alguém ao seu lado que já.

Então, essa leitura é para você que não luta pela igualdade ou que não é a favor dessa causa. É para conscientizar que todos, homens e mulheres, precisam começar a se envolver nessa batalha, exigir seus direitos e disseminar pensamentos críticos, construtivos e esclarecedores sobre este cenário.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar