X

Tá procurando emprego? Precisa ler esse texto!

Pode ser que você esteja num emprego não tão bom, ou que esteja com a corda no pescoço sem renda nenhuma em casa. Os passos a seguir são os mesmos nos dois casos, afinal, a missão é conseguir um novo trabalho. Mas o Nalabuta sabe que isso pode parecer com uma MISSÃO mesmo, daquelas de filme de ação, quase que impossível. Então, vamos dar uma mãozinha!

A bola está com você
O primeiro passo a dar está relacionado com o autoconhecimento. Primeiramente, trabalhar é uma necessidade para a maioria de nós. São contas e mais contas para pagar que nos obrigam a ter uma profissão, porém, para conseguir um novo trabalho e para que ele vingue, seu bolso não pode ser a principal motivação. Começar a procurar um novo emprego pede que você compreenda suas aptidões, suas habilidades, seus desejos e vocação, tudo isso a longo prazo. Por quê? Respondemos te perguntando: você confiaria um cargo na sua empresa a alguém que ainda não sabe o que quer?

Pensou? Ponha no papel
Ok, não é no papel. É na tela do computador. Mas o recado é: faça o currículo pensando no objetivo! Grande parte das pessoas confiam no currículo que tem e depositam todas suas fichas nele. O problema é que 90% dos currículos têm potencial para serem descartados. Isso! Noventa por cento! Isso são dados coletados na área de Assessoria e Carreira da Catho. Quais as chances do seu currículo estar nessa quantia? Infelizmente, tem muita chance. Então, pare, veja se o seu currículo condiz com o que você realmente procura como profissão, repare se ele está claro, se destaca seus principais chamarizes, se está bom esteticamente e tudo mais. Uma boa ideia é pedir uma segunda opinião. Seu amigo pode dar uma olhada e responder, sem perder a amizade, se te chamaria pra uma entrevista.

Faça tudo o que estiver ao seu alcance
Quais são os meios de procurar emprego? Tente todos eles. Sites como o da Catho anunciam milhares de vagas de todos os dias e estão a disposição para que você dispare o seu currículo em poucos cliques. Investir em networking também costuma gerar bastante retorno. Um café com um antigo chefe e recomendar publicamente aquele colega pode ser uma maneira de fazer isso. Exiba portfólios, perfis, trabalhos, projetos. Seja criativo!

Torne-se interessante
A competição é grande. Tem gente que, enquanto você está indo com a farinha, ela já estão voltando com o bolo. Ou seja, você precisa se precipitar para superar esse tanto de gente boa que está concorrendo com você. Hoje em dia, qualificação não é mais sinônimo de gasto. Existem cursos conceituados disponíveis na web e até em centros de apoio. Lembre-se também de manter-se atualizado nos assuntos do momento, tendências da sua área de atuação e mercado de trabalho.

Seja o melhor na entrevista
Certo, se você chegou nessa fase, você é bom. Tem aquilo considerado como essencial na técnica para preencher a vaga. Confie nisso. Transmitir confiança é tão importante quanto todo o resto. E não tem porque não estar confiante em si mesmo. É mérito seu ter chegado até aqui. Entenda que agora é só você resumir tudo o que fez nas etapas anteriores na frente do recrutador. Fale sobre sua vocação, paixão, suas habilidades, aptidões, conhecimentos, cursos, experiências e perspectivas. Você estará contando a sua história e você domina esse assunto. Tá na dúvida se está contando bem a história? Lembra aquele amigo que vai te avaliar sem perder a amizade? Chama de novo. Treine. Peça um feedback. Pergunte se ele te contrataria. Pergunte o que poderia ter feito melhor. Você estará pronto para ser o próximo empregado do galera.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

 

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar