X

Tutorial: Como lidar com inimigo que trabalha ao lado?

Como trabalhar com pessoas que não gostamos? Infelizmente essa resposta não vem pronta e não existe uma “receita” do que fazer para conviver com pessoas que não nos damos bem. A verdade é que essas situações fazem parte da condição humana e todos nós encontraremos esse tipo de colega na vida, seja no trabalho, no grupo da igreja, amigos de amigos que simplesmente não suportamos!

Especialistas em comportamento apontam que evitar pessoas das quais não gostamos é geralmente uma tática de sucesso, mas isso não é sempre possível no local de trabalho. Elas estão lá, você goste ou não e ponto! Mas odiar alguém no trabalho, no entanto, pode afetar negativamente as suas atitudes e performance. Para não desperdiçar energia e saber controlar suas emoções, é possível seguir algumas dicas:

Gostou do artigo? Quer saber mais dicas sobre como lidar com esse sentimento? Cadastre seu e-mail e receba a newsletter do site #NaLabuta!

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.


-Gerencie suas reações. Não pensar nas atitudes daqueles que te irritam e sim pensar em como você reage é muito mais produtivo porque você pode controlá-lo.
-Guarde o ódio para si mesmo. Não saia dizendo para as pessoas ao redor “Tem algo sobre fulano que eu não gosto, você concorda?”. As pessoas sempre têm uma tendência a esperar por confirmações de suas opiniões, mas nós devemos resistir a isso.

-Será inveja…? Pense sobre o que você não gosta naquela pessoa. É algo específico que te incomoda? É apenas porque essa pessoa é diferente de você? Faz lembrar alguma pessoa com quem você se dá bem? Você deseja ter o emprego dela? Ciúmes e outras emoções negativas podem nos fazer maltratar erroneamente os outros.
-Gaste mais tempo com quem você odeia. Esse é um dos melhores caminhos para começar a gostar de alguém, trabalhar em um projeto que exija coordenação. Isso pode não parecer muito “racional”, mas trabalhar com essa pessoa pode fazer com que você a entenda melhor e, de repente, desenvolva alguma empatia.
-Considere dar um feedback, mas proceda com cautela. Depende de quão habilidoso você é para ser um comunicador e como será a receptividade dessa pessoa. Se você sentir que ela pode dar abertura e que você pode ter uma conversa civilizada, vá em frente. Mas se você suspeita que essa conversa possa criar algum conflito pessoal, não se arrisque.
-Adote uma atitude de “não me importo”. Se o feedback não der certo, pratique a “fina arte de distanciamento” e não dê a mínima para essa pessoa. Ignorando os comportamentos que te irritam, você irá neutralizar o que te afeta.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar