X

Uma dica para você: re-la-cio-na-men-to

O networking está no topo das atribuições que precisam estar em dia para garantir uma recolocação profissional, seja para candidatos tímidos ou espontâneos, fazer contatos é fundamental para aproveitar oportunidades de trabalho.

Elaboramos 8 dicas que podem te ajudar a se relacionar de uma forma eficiente e, quem sabe, conhecer seu futuro empregador. Confira!

1. Sem timidez: Algumas pessoas têm dificuldade em fazer novos contatos. É compreensível, mas retomar contatos anteriores pode ser um bom jeito para os mais introvertidos retomarem sua rede de relacionamentos. Reconecte-se com amigos antigos seja da faculdade, da infância ou do trabalho.

2. Saia do lugar, vá ao encontro das pessoas. Pare de dar desculpas para evitar o networking. Não precisa criar situações mirabolantes, apenas esteja em locais estratégicos onde pode encontrar pessoas que avalia serem bons contatos para essa função. 

3. Descubra suas ‘superconexões’. Quando algumas pessoas são responsáveis por um grande número de contato e oportunidades na sua vida profissional, elas podem ser consideradas “superconexões”. Depois de identificar quem são, você precisa se lembrar de como se encontrou com elas. Isso vai ajudá-lo a colocar em prática, novamente, as táticas utilizadas para ficar perto desses contatos principais.

4. Tenha uma poupança ‘para encontros interessantes’. Happy hours, almoços, jantares ou aquele tradicional cafezinho são boas opções para manter contato com outros colegas e contatos potenciais. E isso pode não ser de graça. Portanto, você pode criar uma reserva financeira para esses gastos e, quando houver um convite para alguma reunião de negócios, você não terá desculpa para não ir.

5. Tenha empatia. Quando se trata de relações comerciais, é importante parar de pensar na palavra “negócio” e focar em “relacionamentos”. Ser amável, curioso e generoso contam muitos pontos na hora do networking. Procure estar envolvido na conversa, demonstrar entusiasmo e fazer perguntas. Pessoas que criam esse tipo de energia positiva conseguem atingir grandes objetivos. Mas lembre-se de ser uma pessoa assim sempre, não apenas quando têm interesse em algo!

6. Não tenha vergonha de pedir. Pedir favores pode ajudar a fortalecer o vínculo entre os profissionais e à medida que ajuda a criar uma relação entre pessoas que antes não tinham nada em comum, também pode ser usado para se aproximar de colegas com quem você tem problemas ou pouca afinidade. Mas atente-se para estar disponível quando essas mesmas pessoas precisarem de você.

7. Crie redes, mas também as mantenha. Quem pega o jeito certo do networking acaba construindo pontes, tornam-se pilares da sua rede de contatos e formam redes. Para manter o relacionamento constante, você precisa ter encontros regulares com diferentes grupos e sempre manter a conversa em dia.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar