X

Usar celular no trabalho prejudica o rendimento?

Análise feita pela Florida State University aponta como o aparelho pode interferir em atividades do dia a dia.

 

Se você está menos produtivo no trabalho, é bom se atentar ao tempo que passa no celular. Uma olhadinha nas redes sociais e nos grupos do Whatsapp podem  tomar um tempo precioso do seu dia e roubar a atenção. Um estudo recente realizado por pesquisadores da Florida State University mostrou como o aparelho pode interferir negativamente no desempenho em tarefas cotidianas.

Intitulada ‘The Attentional Cost of Receiving a Cell Phone Notification’ (O Prejuízo na Atenção ao Receber Notificação no Celular), a pesquisa contou com a participação de 212 alunos de graduação em psicologia da universidade, que foram analisados em três situações distintas. Os integrantes do primeiro grupo receberam chamadas no telefone móvel. No segundo, os estudantes foram notificados através de mensagens de texto e no último, não houve nenhum aviso nos aparelhos.

Está gostando da leitura? Cadastre seu e-mail e receba mais conteúdo.

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Durante a análise, os participantes não interagiram diretamente com os celulares. Os resultados levantados mostraram que, mesmo que não tenham sido visualizadas no momento, as notificações nos dispositivos celulares provocaram um forte desvio de atenção nos alunos. Segundo os autores, uma possível causa para essa queda na concentração está no fato de que esses avisos tendem a fazer com que o indivíduo volte os seus pensamentos para outras tarefas mais irrelevantes, perdendo o foco naquilo que é prioridade no momento.

A conclusão da pesquisa aponta o quanto é importante conscientizar os funcionários sobre o lado negativo dos dispositivos móveis. Apesar de serem ferramentas úteis, que ajudam a otimizar o tempo e a tornar a rotina mais prática, é interessante refletir sobre o uso delas no ambiente profissional. Conforme o estudo revelou, mesmo quando não manuseadas diretamente, elas são capazes de tirar a concentração e tornar a performance menos satisfatória.

O vídeo abaixo do grupo ‘Os Barbixas’ mostra, com muito humor, o quanto o uso do celular no trabalho pode afetar a produtividade e interferir na qualidade de uma tarefa que esteja sendo realizada.

últimas Postagens

Catho

Catho Online Ltda. CNPJ: 03.753.088/0001-00 Alameda Juari, 262 - Barueri, SP - 06460-090 Política de Privacidade

Gostou do artigo?

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais informações, dicas e tendências sobre o mercado de trabalho e carreira.

Fechar